Alerta vermelho: Inmet faz alerta para ciclone em três regiões do Brasil - veja onde - Reprodução/Inmet
É PERIGOSO?

Alerta vermelho: Inmet faz alerta para ciclone em três regiões do Brasil - veja onde

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para tempestades nesta quinta-feira (24) nos estados do Sul, chegando a alcançar SP

da Redação Publicado em 24/10/2024, às 14h15

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para várias regiões do Brasil devido à aproximação de um ciclone extratropical que pode causar fortes tempestades. As áreas mais afetadas incluem o Sul do país, região onde o risco de tornados e microexplosões em áreas isoladas já preocupa meteorologistas.

A previsão é que o fenômeno traga chuvas intensas, queda de granizo e ventos que podem ultrapassar os 100 km/h. Com a aproximação do ciclone em direção ao alto-mar, a frente fria também avança sobre o estado.

Alerta amarelo, chuvas intensas: veja como se proteger

O Inmet emitiu dois tipos de alerta, Grande Perigo e Perigo, divididos em três níveis: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho). Eles são válidos até sexta-feira (25) — confira os alertas de acordo com a região:

Alerta vermelho: confira as regiões com risco de tempestades e ciclones - Reprodução/Inmet

 

No alerta vermelho, as tempestades podem ultrapassar 100 mm por dia, com ventos intensos e risco elevado de danos a imóveis, quedas de árvores, alagamentos e cortes de energia. O instituto adverte que essas condições podem impactar 594 cidades.

Alerta de temporal: Brasil terá maior volume de chuva dos últimos seis meses

Já nos alertas laranja, o perigo é moderado, com chuvas de até 100 mm e ventos fortes, embora ainda haja a possibilidade de enchentes e danos causados pelo vento.

A Climatempo também emitiu um alerta vermelho para o ciclone extratropical no Sul, fenômeno que criará uma nova frente fria e derrubará as temperaturas na região.

As autoridades recomendam que os moradores dessas áreas se mantenham atentos às atualizações meteorológicas e tomem medidas de precaução para minimizar os impactos do fenômeno.

Leia também:

Chuvas intensas, frente fria e ventania marcam clima no fim de outubro

Mais calor e mais umidade: veja o jeito certo de cuidar da pele na primavera

Rio Grande do Sul frente fria Inmet alerta vermelho alerta laranja MetSul chuvas intensas ciclone Rio Grande do Sul alerta de tempestade

Leia também

Caso Luciano D’Adamo: após coma, homem acorda 'em 1980' sem reconhecer esposa e filho


Vaticano publica carta: veja o que Papa Francisco escreveu!


Apostador de Uberlândia ganha na Lotofácil — será que temos chances? Confira as probabilidades


Saiba quanto custa beber no melhor bar do Brasil — e o que você encontra por lá


Comentarista, relembre as opiniões de Maguila que viralizaram


Mulheres no comando da casa? Novo Censo do IBGE mostra cenário inédito no Brasil