AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / SAÚDE DA PELE

Mais calor e mais umidade: veja o jeito certo de cuidar da pele na primavera

Setembro marcou o início de uma nova estação, com temperaturas mais equilibradas e mais chuvas; veja a seguir como cuidar da pele na primavera

Ana Mota
por Ana Mota

Publicado em 21/09/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Temperaturas e umidade do ar mais altas: como cuidar da pele na primavera? - Unsplash
Temperaturas e umidade do ar mais altas: como cuidar da pele na primavera? - Unsplash

O mês de setembro marca a troca de estações e também de clima. Por mais que o tempo esteja 'bagunçado', com constantes variações de temperatura e umidade abaixo do normal, a primavera começa no próximo dia 23. Ou seja, tudo indica que agora inicia-se o período de chuvas e temperaturas mais equilibradas. O corpo, claro, sofre com essas mudanças. Mas você sabe como cuidar da pele na primavera?

Essas mudanças exigem cuidados específicos, afinal, nas estações mais quentes e úmidas ocorre o estímulo da produção do sebo na pele, deixando-a mais oleosa e aumentando a quantidade de suor. Isso pode criar um ambiente favorável ao aparecimento de acne, segundo a dermatologista Layla Maldjian, especialista em Lasers e Tecnologias da Human Clinic. Além disso, o aumento da exposição solar também pode deixar a pele mais sensível.

Primavera 2024: calor vai voltar? Saiba o que esperar da nova estação

Tais impactos exigem algumas mudanças na maneira de cuidar da pele na primavera. "Devemos intensificar a limpeza, sendo necessário às vezes produtos mais adstringentes, contendo ácido salicílico; caprichar na hidratação, após o período do inverno, em que a pele sofre muito com o ressecamento e nunca esquecer da fotoproteção, que deve ser contínua ao longo de todo ano", afirma a dermatologista Camila Dezanetti, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), à AnaMaria.

Higienizar é um dos três passos para cuidar da pele na primavera
Higienizar é um dos três passos para cuidar da pele na primavera - Unsplash

Como cuidar da pele na primavera?

De acordo com Laila, é fundamental controlar a oleosidade promovida pelo clima da primavera. Ou seja, a parte de higienização precisa ser reforçada.

"Nós indicamos de uma forma geral lavar o rosto 2 vezes ao dia: pela manhã antes da rotina diária e à noite para remover o protetor solar e as sujidades do ambiente. Mas, se for necessário devido ao suor lavar uma terceira vez no meio do dia, não há problema. Apenas ter o cuidado de reaplicar o protetor solar após", diz.

O tipo de limpeza, por sua vez, depende do tipo de pele. As sensíveis continuam necessitando de uma limpeza suave, mesmo nos climas mais quentes. "Caso a pele necessite de algo mais adstringente, como ácidos no sabonete de limpeza, é necessário avaliar junto ao seu dermatologista as melhores opções. Não existe uma fórmula só para todos, as indicações dos produtos usados no dia a dia deve ser individual e direcionada para cada pessoa", destaca.

Por sua vez, a hidratação das peles oleosas se faz necessária mesmo em climas quentes e úmidos. "O que pode ser feito através do uso de séruns, que são mais leves, com ativos hidratantes como ácido hialurônico. Beber água também mantém o equilíbrio fisiológico do nosso corpo e faz parte da construção de uma pele bonita e saudável", recomenda Layla.

Hidratação deve ser mantida na rotina de cuidados com a pele na primavera
Hidratação deve ser mantida na rotina de cuidados com a pele na primavera - Unsplash

Entretanto, além da limpeza e hidratação, a proteção se torna ainda mais imprescindível por causa do aumento das temperaturas. O fator de proteção solar mínimo indicado é o FPS 30. "Mas devemos nos atentar ao fato de que é difícil chegarmos a utilizar a quantidade adequada e reaplicar o protetor. Então, um protetor solar com FPS de 50 em diante é ideal", explica.

Presilhas para cabelo: a tendência que vai te conquistar na primavera

O que evitar na primavera?

Cuidar da pele na primavera também exige que alguns hábitos sejam evitados para não causar impactos negativos.

"Produtos muito espessos podem piorar a oleosidade e causar acne, isso serve tanto para os hidratantes quanto para os fotoprotetores", diz Camila.

Durante o banho, não use buchas e água quente. Esse costume fará com que a barreira cutânea de proteção natural da pele seja retirada junto com o suor e a oleosidade, favorecendo o aparecimento de alergias e outras patologias na pele.

"E o mais importante: não se exponha ao sol sem fotoproteção. O sol tem efeito cumulativo na pele e toda queimadura solar afeta o DNA da célula, aumentando o risco de câncer de pele, surgimento de manchas e acelerando o envelhecimento. E na dúvida, consulte sempre seu médico dermatologista", destaca Layla.

Leia mais:

Quando começa a primavera? Dicas para aproveitar a estação

Como melhorar a pele durante a menopausa? Confira os cuidados