Da lente à armação, especialista em Óptica define o que é preciso saber na hora da compra do óculos infantil - Imagem Pixabay

Você sabe como escolher óculos de grau para seu filho? Especialista ensina

Roberto Pedroso afirma que uma série de cuidados faz diferença na hora de adquirir o acessório e dá dicas essenciais para os pais de plantão

Renata Rode Publicado em 25/08/2024, às 14h04

Em meio a tantas epidemias, como a obesidade, a miopia cresce entre as crianças e tem preocupado estudiosos. A prescrição de óculos para crianças de 6 a 8 anos aumentou em 300% quando comparamos índices de cinco anos atrás. “É uma realidade gritante tanto que o mercado óptico está em crescimento e a todo vapor. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) o avanço dos casos de miopia entre crianças e adolescentes cresceu em 70% a partir de 2020. Para 75% dos médicos, a causa principal é a exposição exagerada às telas”, explica Roberto Pedroso, especialista pós-graduado em Óptica e Optometria Ortóptica e Reabilitação Visual.

Na hora de escolher uma armação para a criança, é preciso estar atento a alguns detalhes. “Armações de aro fechado disfarçam a espessura das lentes e proporcionam melhor efeito estético. Podem também reforçar a segurança das lentes sendo que o apoio nasal determina o conforto dos óculos. Minha dica é sempre checar se o apoio machuca ou deixa marcas no nariz da criança e se ela sente os óculos pesados”, indica o especialista, que também é fundador da Rede de Ótica Óptica Center.

As armações de óculos que são mais resistentes são: acetato, flexon, nylon e titânio. Entretanto, é fundamental reconhecer que, mesmo com sua durabilidade, essas armações possuem um período de vida útil estimado. Geralmente, a duração média de uma armação varia de 2 a 4 anos, dependendo dos cuidados e do uso. “O silicone é um dos materiais mais recomendados em armações infantis. Geralmente, esse tipo de estrutura é oferecido para crianças menores de 9 anos, que ainda são muito ativas e bebês em função da sua flexibilidade e durabilidade”.

Como essa idade abusa do uso de telas, é necessário investir em lentes que tenham a proteção de filtro de luz. “O bloqueador de luz azul presente nos óculos também possui proteção contra raios ultravioleta (UV), portanto age contra a radiação solar, e pode, inclusive, melhorar a qualidade de sono da criança, já que diminui a penetração das luzes de tela tão prejudiciais, que geralmente levam à insônia, por exemplo”, fala Roberto.

O especialista ainda ressalta que existem tipos de óculos específicos para a prática de esportes. “Os óculos esportivos têm seu desenho adaptado para proporcionar conforto e segurança no uso durante as atividades físicas, com proteção dos olhos, melhora da visão e, consequentemente, aumento de performance em esportes específicos”.

 

Leia também

Vida Vlatt estreia peça teatral com “trocadilho” e parceria irresistível


Gravidez e câncer: caso de influenciadora chama atenção e gera polêmica


Caso Maiara: por que quando emagrecemos precisamos ganhar massa muscular?


Descubra os benefícios do Pilates: prática queridinha de muitos atletas


“Toda mulher tem sua beleza” diz Solange Couto ao fotografar como modelo


Existe o travesseiro ideal para dormir? Médicos ensinam que sim