AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Pets / ÓTIMA COMPANHIA!

Quais as melhores raças de cachorro para idosos? Veja as mais indicadas

Animais menores e fáceis de treinar estão entre as melhores raças de cachorro para idosos

Vira-latas e cães idosos também são boas escolhas para os mais velhos. - FreePik
Vira-latas e cães idosos também são boas escolhas para os mais velhos. - FreePik

Alívio do estresse, combate à ansiedade e depressão e redução na sensação de solidão: estes são alguns dos benefícios da interação com animais domésticos. Ou seja, são ótimas companhias para os humanos - principalmente para os mais velhos. Mas quais as melhores raças de cachorro para idosos?

Diversos pontos precisam ser levados em consideração para responder essa pergunta. Ao contrário de crianças, por exemplo, pessoas da terceira idade costumam ter menos disposição. Ou seja, raças de cachorro que demandam mais brincadeiras enérgicas devem ser evitadas.

Além disso, é preciso tomar cuidado com o tamanho do animal. Raças de cachorro para idosos não podem ser tão grandes, pois podem prejudicar durante um passeio e até mesmo em atividades básicas, como a higienização do bichano.

Como achar pets perdidos? Conheça o app criado para reencontrar animais em enchente no RS

Benefícios dos pets na 3º idade 

É nesta fase da vida que a solidão e problemas de saúde passam a ser mais frequentes. Aposentadoria, vida adulta dos filhos e até a morte de ente queridos são alguns dos fatores que podem agravar essas condições. Em meio aos problemas, a adoção de um pet costuma ser benéfica. 

A tese é corroborada por uma série de pesquisas e estudos: 

De acordo com pesquisadores da Universidade Sun Yat-sen, da China, o declínio cognitivo daqueles que moram sozinhos mas vivem com animais de estimação é mais lento. Já os cientistas do Instituto Metropolitano de Gerontologia de Tóquio, no Japão, afirmam que ter um cachorro em casa reduz o risco de desenvolvimento de demência por idosos em até 40%.

Segundo a American Heart Association (Associação Norte-americana do Coração, na tradução direta), a redução do diabetes é outro benefício para os donos de cães. Os tutores também costumam ser menos sedentários, já que os animais necessitam de passeios e atividades físicas recorrentes.

Plano de saúde para cães: compensa? Entenda como funcionam e veja opções que cabem no bolso

As melhores raças de cachorro para idosos

  • Pugs -
    Conhecidos por seus problemas de saúde e aparência incomum, pugs são muito recomendados para os idosos. Isso por conta do seu temperamento calmo, tamanho compacto e um nível de energia baixo quando comparado a outros animais.

    A raça também é considerada uma das mais inteligentes e fáceis de treinar. Além disso, os pequenos precisam de cuidados simples, sem a necessidade de tosas e banhos recorrentes.

Pets em condomínios: o que pode e o que não pode fazer?

  • Poodle - 
    Outro queridinho entre os mais velhos são os poodles. Um dos principais motivos é o tamanho compacto da raça, que facilita o manuseio e reduz a demanda por espaço. Ou seja, são ótimos até mesmo para apartamentos e casa menores.

    Os bichinhos também não costumam soltar muito pelo - uma vantagem para àqueles que possuem alguma alergia, sensibilidade ou até mesmo não gostam do acúmulo pela casa. Ao contrário dos pugs, os poodles são saudáveis e têm uma maior expectativa de vida.

  • Shih-tzu -

    Personalidade amigável, pelos grandes e ótima companhia: estas são algumas das características do shih-tzu. Assim como os outros já citados, também são fáceis de serem manuseados e permitidos em ambientes menores.

  • Golden retriever -

    Primeiro grandão da lista, o golden retriever é o contrário das outras raças. Além do tamanho avantajado, a raça é conhecida justamente por não parar. São extremamente brincalhões e precisam gastar mais energia durante o dia.

    Ou seja, precisam de mais espaço interno e atividades ao ar livre. Se você é idoso, mas ainda é ativo fisicamente, o golden é uma ótima pedida. Com jeito extrovertido e fiel, vai conquistar todos por onde passa. 

  • Labrador -
    Assim com os goldens, os labradores também precisam de mais espaço e disponibilidade para treinamento diário. Os cães desta raça são maiores - ou seja, precisam de mais espaço em casa. Ao mesmo tempo, são pacientes com crianças e idosos.

    Os labradores também são extremamente inteligentes e fáceis de treinar. Até por isso fazem sucesso como cão-guia e terapeuta. 

Vira-lata e cães idosos

E se engana quem pensa que apenas cães de raça são recomendados para idosos - e é justamente o contrário! Os cachorros SRD (sem raça definida), os famosos vira-latas, são uma das escolhas mais comuns entre o público mais velho.

Os vira-latas são geralmente adaptáveis a diferentes ambientes e situações. Os bichanos conseguem viver bem em apartamentos, casas menores ou com mais espaço disponível. Isso, desde que recebam o exercício e cuidados necessários, claro.

Na saúde, tendem a ser menos propensos a certos problemas genéticos que afetam raças puras. Isso significa menos visitas ao veterinário - e consequentemente tem um menor custo com cuidados de saúde a longo prazo.

Além dos múltiplos benefícios ao tutor, a criação de um vira-lata também é benéfica para a sociedade. Adotar um SRD de um abrigo ajuda a combater o problema de superpopulação de animais e dá um lar a um cão que precisa.