Liquidações e datas como a Black Friday costumam oferecer preços baixos, mas é necessário estratégia para aproveitá-las sem bater no consumismo
Publicado em 27/11/2024, às 09h00
Pensar em liquidação, geralmente, é pensar também em renovar o guarda-roupa. No mundo da moda, as trocas de estação geram grandes oportunidades de trocar as peças e incorporar tendências, afinal, iniciam as queimas de estoques, com preços que costumam ser atrativos.
Com a proximidade do Verão e da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29), o momento se torna propício para renovar o guarda-roupa. Para Rafael Flumingnam, consultor de imagem e estilo, o momento é uma boa oportunidade, já que o mercado têxtil precisa movimentar o que foi produzido durante todo o ano. No entanto, não vale exagerar.
"Todos os períodos de promoções são muito interessantes para compras, principalmente para pessoas que já tem em mente as peças necessárias para atualizar o guarda-roupa, porém é imprescindível que a pessoa haja com cautela para não acabar transformando a oportunidade em prejuízo", diz à AnaMaria.
Ele ressalta que preço baixo não é sinônimo de qualidade ou que a peça será funcional no armário para o dia a dia. Por isso, vale aproveitar as liquidações e datas como a Black Friday com estratégia e organização.
"Primeiro a pessoa deve entender qual seu estilo pessoal, saber o que falta em seu guarda-roupa e só a partir daí sair pesquisando as promoções. Além de economia é um ato de sustentabilidade", indica.
Para isso, vale fazer uma lista do que é preciso ser adquirido, planejar o orçamento e pesquisar valores nas lojas, comparando ao menos dois preços de uma única peça.
"Algumas lojas não oferecem descontos reais nesse período, então leve em consideração se o desconto aplicado é real ao valor da peça em período fora da promoção e se atente a atemporalidade, pois muitas lojas também aplicam descontos em produtos sazonais, que fazem sucesso em apenas uma temporada, e depois que vira a coleção a peça pode acabar nem fazendo sentido para você", destaca.
Quem prefere as compras oline pode colocar as peças desejadas no 'carrinho de compras', avaliar as necessidades e, só então, voltar ao site para analisar quais peças, de fato, são interessantes para renovar o guarda-roupa.
Esses momentos de liquidações das trocas de estação e Black Friday exigem um grande exercídio de autocontrole, autoconhecimento e planejamento. De acordo com Rafael, as lojas usam jogadas de marketing que fazem as ofertas serem impossíveis de ignorar.
"Sabendo qual o seu estilo e o que você precisa de verdade pode te ajudar a salvar seu dinheiro. Lembre-se de fazer uma pesquisa com referências do que você gosta e do que você precisa. Depois desse exercício veja em seu guarda-roupa o que você pode de uma maneira criativa aproveitar e combinar de uma maneira diferente", orienta.
O especialista garante que ter muitas roupas não significa ter um guarda-roupa estiloso e eficiente. "Mais nem sempre é o ideal, só significa que você está investindo errado."
Algodão ou Linho? Descubra o melhor custo-benefício para suas roupas.
Atualmente, estamos na Primavera, considerada uma "meia-estação", que abrange um clima misto. Ou seja, quem dita regra são as roupas adaptáveis, que podem ser utilizadas independente do clima. Opções como casacos leves, meia calça, vestidos e saias midi são algumas possibilidades.
Além disso, algumas peças são atemporais e funcionais. A exemplo disso, opções como camiseta lisa sem estampas branca ou preta, camisa branca com botões ou um jeans com corte reto, sem lavagens ou rasgos, é algo sempre útil.
"Eu sempre sugiro que antes de pensar em tendências, a pessoa deve ter peças básicas que funcionem para a maioria das ocasiões. E investir um pouco mais, pois o valor da peça é medido pela quantidade de uso. Se o preço for mais alto, mas será utilizado mais vezes, vale a pena", salienta Rafael.
Segundo Flumingnam, a escolha de cores neutras sempre está no topo ou, então, a pessoa deve seguir a cartela de coloração pessoal, mas nada de forma restritiva e engessada, para não ficar refém de determinada cor. "As pessoas devem usar o que gostam, sabendo combinar e equilibrar o visual diante dos objetivos e do estilo de vida dela", explica o consultor.
É possível aproveitar as liquidações e as ofertas, mas sem sair do orçamento ou sem comprar 'banalidades'. Rafael listou algumas dicas para conseguir renovar o guarda-roupas de forma consciente.
"No mais, saiba que é sim, um período muito bom para adquirir novos produtos desde que feito com consciência e responsabilidade", frisa Rafael.
Leia mais:
Guarda-roupa sustentável: aprenda como fazer as roupas durarem mais
Como acabar com as traças no guarda-roupa? Veja soluções simples e eficazes