Imagens recentes revelam a deterioração do Titanic por dentro, mostrando que a icônica grade da proa já está no fundo do mar
Na madrugada de 15 de abril de 1912 um evento trágico marcou para sempre a história da navegação. Você certamente já ouviu falar sobre o RMS Titanic, o icônico navio que “nem Deus afundaria” — frase que supostamente foi dita pelo engenheiro naval responsável pela construção do Titanic. A embarcação, em sua época, representava o máximo da tecnologia náutica. Mas como está o Titanic por dentro atualmente?
A lendária proa do Titanic, imortalizada na famosa cena do filme, é uma das imagens mais reconhecidas quando se pensa no naufrágio. Mas uma nova expedição revelou que, após mais de 100 anos submerso no fundo do Oceano Atlântico, o Titanic está mudando de forma significativa.
Durante uma série de mergulhos realizados neste ano por robôs subaquáticos, foi descoberto que grande parte da grade de proteção da proa do Titanic, aquela que serviu de cenário para Jack e Rose no filme, caiu. Essas imagens inéditas mostram como o Titanic está se degradando com o tempo, evidenciando os efeitos da exposição contínua ao ambiente marinho. Confira a foto divulgada pela BBC:
O Titanic afundou após colidir com um iceberg, resultando na morte de 1,5 mil pessoas. Desde então, o naufrágio tem fascinado o mundo, e as expedições para explorá-lo continuam revelando o estado de sua deterioração. Tomasina Ray, diretora de acervo da RMS Titanic Inc., a empresa responsável pela mais recente expedição, comentou: “A proa do Titanic é icônica, e é nela que você pensa quando se fala no naufrágio. E não é mais assim”.
Segundo a equipe, essa parte da grade, que tinha cerca de 4,5 metros de comprimento, deve ter caído em algum momento nos últimos dois anos. Imagens e uma varredura digital feitas em 2022, pela empresa de mapeamento de águas profundas Magellan, em parceria com a Atlantic Productions, ainda mostravam a grade no lugar, mas já começando a ceder. “Em algum momento, o metal cedeu, e ela caiu”, afirmou Ray.
As recentes descobertas são mais um lembrete da deterioração constante que o Titanic por dentro enfrenta, com os especialistas observando essas mudanças em tempo real. Embora muitos se perguntem por quanto tempo mais o navio resistirá nas profundezas, a resposta permanece incerta. Mas, enquanto isso, continuamos a testemunhar a transformação lenta e inevitável desse ícone histórico.
Leia também:
112 anos do naufrágio: 4 curiosidades sobre o RMS Titanic
Por que o leão é símbolo do Imposto de Renda? Entenda a ligação do animal com a Receita Federal