AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / É OU NÃO?

Dia da Consciência Negra é feriado ou ponto facultativo? Veja quem folga

O Dia da Consciência Negra é comemorado na próxima quarta-feira e é reconhecido como feriado, mas todos vão folgar? Veja a resposta com AnaMaria

da Redação Publicado em 07/11/2024, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dia da Consciência Negra é feriado ou ponto facultativo? Veja quem folga - Unsplash/João Henrique
Dia da Consciência Negra é feriado ou ponto facultativo? Veja quem folga - Unsplash/João Henrique

O Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima quarta-feira (20), é uma data que celebra a luta e resistência dos afrodescendentes no Brasil. Também é o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, um dos grandes nomes da resistência negra contra a escravidão no Brasil. E para muitos, a data também pode significar a possibilidade de folga, mas será que o Dia da Consciência Negra é feriado?

20 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

Podem comemorar: sim, o Dia da Consciência Negra é feriado. A data foi oficializada como feriado nacional com a sanção da Lei 14.759/23, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2024, o Dia da Consciência Negra cairá na próxima quarta-feira, no dia 20 de novembro, e será reconhecido como feriado em todo o país, e não somente ponto facultativo.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Mas afinal, quem foi Zumbi dos Palmares, que leva a data do feriado? O líder da resistência nasceu em 1644, no que hoje é o estado de Alagoas. Ao longo de sua vida, ele se tornou o líder do Quilombo dos Palmares.

Dia da Consciência Negra: 3 filmes para lembrar a luta contra o racismo

Esse quilombo, que foi liderado inicialmente por seu tio Ganga Zumba, foi considerado o maior e mais famoso quilombo da América Latina, que abrigava cerca de 20 mil pessoas buscando por refúgio no período de escravidão. Como líder, Zumbi representava a busca por liberdade, autonomia e dignidade para os negros escravizados.

No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares foi assassinado em uma emboscada, o que tornou essa data um marco importante na história do Brasil e para o movimento negro. Por esse motivo, o Dia da Consciência Negra é feriado nacional.

Feriados em novembro: veja quando caem as folgas do próximo mês

Em 2023, com a sanção da Lei 14.759/23, o Dia da Consciência Negra foi oficializado como feriado nacional, um marco que reconhece a luta histórica e contínua dos negros pela liberdade e igualdade no Brasil. A lei foi criada a partir de um projeto do Senado, o PL 3268/21, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Por sua relevância histórica e cultural, o Dia da Consciência Negra promove a reflexão sobre a igualdade racial, a valorização da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo. A data também homenageia a memória de Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência contra a escravidão.

Leia também:

Corpus Christi é feriado? Saiba quais capitais vão parar

Novembro está quase aí! Confira os feriados do mês que vem!