Confira uma forma diferente de controlar o que entra e o que sai das suas finanças
Preciso fazer meu controle de gastos, mas tenho dificuldade com planilhas. Tem outro método?” - G. R., por e-mail.
Manter em ordem as finanças é uma tarefa bem difícil, mesmo para quem possui maior acesso à educação financeira. É aquele tipo de coisa que, na teoria, parece simples, mas, na hora de colocar em prática, a coisa muda de figura, e a maioria das pessoas sente dificuldade.
É importante entender que cada um possui uma maneira diferente de lidar com o dinheiro e tentar descobrir qual método funciona melhor para você e a sua realidade já é um bom começo. No fim, você será a principal responsável por fazer dar certo, pelo verdadeiro momento de virada na sua saúde financeira.
Muita gente também tem dificuldade com as famosas planilhas de organização financeira e, por isso, vou dar algumas dicas com um método composto por quatro passos simples: manter, cuidar, cortar e reduzir. Lembre-se desses quatro verbos a partir de agora, pois são eles que vão ditar o futuro das suas finanças.
Comece listando seus gastos essenciais fixos - aqueles que você não consegue viver sem, como aluguel ou condomínio, escola, plano de saúde, financiamento imobiliário e internet. Depois, descreva os gastos essenciais variáveis, que são aqueles itens que você também não consegue viver sem, mas que consegue adotar novos comportamentos para reduzir o valor deles no orçamento: supermercado, transporte, medicamentos, luz, água, gás. Esses você terá que cuidar. Verifique então quais são os gastos não essenciais fixos, como academia, clube, aulas extras, streaming, assinaturas em geral. Nessa lista estão alguns gastos que você pode cortar. E, por fim, liste os gastos essenciais variáveis (delivery de comida, restaurantes, lazer, cinema, compra de roupas e acessórios.) Aqui, você pode reduzir e economizar.
Viu só como é fácil aprender e controlar as finanças?
Lembre-se: conseguir organizar as finanças é apenas o primeiro passo. Ao começar a economizar, você também vai perceber o dinheiro sobrando e, para multiplicá-lo, é preciso começar a investir da maneira correta, e com foco em seus objetivos, claro. Dessa forma, acredite, você só tem a ganhar.
Colocar todos os conceitos do tal planejamento financeiro em prática requer muita disciplina, força de vontade e muito foco. E isso é um verdadeiro desafio para muitas pessoas, mas saiba que é algo perfeitamente possível… e prático!
*LUCIANA IKEDO - @lucianaikedo - Escritora, palestrante internacional e especialista em investimentos e finanças. É certificada CFP® e possui MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA) e em Finanças pelo Ibmec/Insper.