Data celebrada no próximo domingo (12) deve movimentar o comércio, sendo a mais importante para o primeiro semestre e ficando atrás apenas do Natal
Publicado em 09/05/2024, às 11h00
O mês de maio é marcado por uma das datas mais comemoradas no calendário: o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12). A data deve movimentar o comércio, já que diversos consumidores estarão em busca de presentes que sejam especiais e econômicos. Veja a seguir como comprar um presente de Dia das Mães sem gastar muito.
O especialista em finanças pessoais, João Victorino, lembra que o Dia das Mães é a data mais relevante do primeiro semestre do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Isso porque a maioria das pessoas considera a figura da mãe como ‘sagrada’ e usa a data para poderem prestar homenagens e demonstrar afeto por meio de presentes.
"Minha mãe é a minha maior inspiração", diz Ana Hickmann
“É claro que as mães merecem ser lembradas sempre, mas o Dia das Mães funciona como o momento ideal para que as pessoas façam isso. Desta forma, o varejo vê a oportunidade de aumentar as vendas. É comum que as lojas façam campanhas de marketing e promoções especiais, com descontos atrativos para incentivar a compra de presentes”, diz João à AnaMaria.
De acordo com um levantamento feito pela CNDL Brasil com a FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado de São Paulo), cerca de R$ 8 bilhões devem movimentar o comércio em São Paulo, levando mais de 25 milhões de paulistas às compras em busca do presente ideal.
A média é que cada comprador adquira dois presentes de Dia das Mães, com preferência por produtos como roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%), chocolates (17%) e flores (15%).
Dicas de presentes para a mãe de cada signo: de objetos a experiências
Quanto aos gastos, 35% dos entrevistados esperam gastar mais este ano do que em 2023, principalmente buscando presentes de maior qualidade (44%), ou compensando o aumento de preços (41%). A pesquisa mostrou ainda um percentual significativo de 24% que planejam gastar menos. Motivos como a necessidade de economizar (25%) e um orçamento mais apertado (25%) influenciam essa decisão.
Se você faz parte do time que quer presentear com algo especial, mas sem gastar muito, saiba que existem alguns cuidados que podem ser tomados na hora de comprar um presente de Dia das Mães.
"Muitos fatores podem tirar nosso orçamento da rota e, sem perceber, trazer dívidas que acabam comprometendo a renda por alguns meses. Porém, com alguns cuidados, é possível presentear sem fazer grandes dívidas e sem afetar outras despesas da família”, afirma Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic.
Confira a seguir quatro dicas que Thaíne deu à AnaMaria para presentear de acordo com seu bolso!
Dia das Mães: dicas de compras e ideias de presentes para fugir do óbvio
Dividir o valor do presente entre os irmãos é uma boa saída para não gastar tanto sozinho. Dependendo da contribuição de cada um, é possível até mesmo dar um presente mais caro e melhor do que aquele que cada filho poderia dar separadamente.
Não faltam promoções nesta época do ano e elas podem proporcionar uma baita economia para seu bolso. Por isso, uma boa pesquisa em sites e lojas físicas é fundamental. Além de encontrar o melhor preço, é possível achar frete grátis ou cupons de desconto, o que vai permitir gastar ainda menos. Não se esqueça de ler as avaliações no e-commerce.
Coloque no papel todas as dívidas e custos previstos. Assim, você entenderá quanto poderá gastar com o presente de Dia das Mães. Estabelecer um limite é fundamental para não despender mais do que se tem e prejudicar a renda dos próximos meses.
Sim, parcelar é sempre uma tentação. No entanto, pode ser que você pague juros e o valor final seja muito maior. Portanto, analise todas as opções de pagamento que permitem negociação de desconto. Sempre que possível, pague à vista.
Se no final das contas você realmente estiver sem condições de comprar um presente de Dia das Mães, pense em outras soluções. Uma delas é oferecer experiências, como passar uma tarde juntos, preparar uma refeição, assistir à um filme ou fazer algum hobbie que ela goste. Nesta hora, use a criatividade!
LEIA MAIS:
O que fazer no almoço de Dia das Mães? Confira pratos para agradar e surpreender