O sonho de conseguir comprar a casa própria ainda é pertinente para muitas pessoas; especialistas dizem que, apesar de difícil, a conquista é possível
Publicado em 12/09/2024, às 09h00
Adquirir um imóvel não é das conquistas mais fáceis da atualidade. Por mais que existam programas e benefícios que auxiliem para evitar o endividamento, ainda é um grande desafio para muitas pessoas. Neste cenário, como conseguir comprar a casa própria?
De acordo com Hellen Kato, professora do Me Poupe!, a melhor forma conseguir comprar a casa própria é estabelecer um planejamento financeiro. "Quem não sabe aonde quer chegar, dificilmente sai do lugar. Defina suas metas financeiras, ou seja, quanto por mês você pode destinar para os investimentos, em quanto tempo pretende dar o primeiro passo para esse sonho? E comece a investir para a entrada", indica àAnaMaria.
Saiba por onde começar a se organizar para comprar sua casa própria
Ela recomenda ainda considerar os custos adicionais envolvidos, como impostos, taxas e manutenção. "Uma dica de ouro é automatizar suas economias. Recebeu? Já manda aquele dinheiro destinado a realizar seus sonhos para os investimentos. E invista mesmo! Dinheiro a gente investe, para ele multiplicar e crescer enquanto você se prepara para a compra", afirma.
Hugo Meza, professor do MBA em Controladoria e Finanças da Universidade Positivo (UP), reforça que é interessante manter um controle rigoroso das despesas e receitas.
“Esse controle fica fácil com o auxílio de instituições como construtoras, imobiliárias e bancos. O suporte do especialista orientará na comprovação e comprometimento de renda, buscando as melhores condições de mercado, além de manter o comprador informado sobre as etapas da compra do imóvel”, destaca Luciana Hoffmann, também professora da UP.
Existem diversas maneiras de conseguir comprar a casa própria que vão além do pagamento à vista ou parcelado. O consórcio é comum nesse cenário, no qual é necessário dar um lance inicial para conseguir o crédito de compra e, em seguida, fazer o parcelamento desse crédito ao longo do tempo. Instituições financeiras oferecem diversas opções de consórcio que se adaptam ao perfil do cliente e ao imóvel escolhido.
Por outro lado, os subsídios federais são opções mais acessíveis que ajudam na compra do primeiro imóvel. O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) abrange um público com renda familiar mensal de até R$ 8 mil, podendo enquadrar em faixas que liberam subsídios de até R$ 55 mil, que podem complementar a entrada.
Já o financiamento vai exigir um bom histórico de crédito, estabilidade de renda e uma entrada significativa. De acordo com Hellen, os bancos geralmente requerem uma entrada de 20% do valor do imóvel e que o custo mensal da parcela não ultrapasse 30% da sua renda mensal. "Se você já tem outras parcelas ligadas à sua renda, como por exemplo, consignados, parte dessa sua margem já estará comprometida", destaca.
Além disso, se prepare com a documentação necessária, como comprovantes de renda, identidade e residência, e a do imóvel que você pretende comprar. "Muitas vezes acontece uma frustração quando o imóvel que você namora há algum tempo tem algum impedimento na documentação que impede o financiamento, então é bom que esse seja um dos primeiros itens que você observe ao se preparar para adquirir", lembra a professora do Me Poupe!.
Sem espaço? Saiba como incluir terrário de plantas na decoração
É desafiador, mas não é impossível. É possível recorrer aos programas governamentais de incentivo à primeira casa, como o Minha Casa, Minha Vida.
"Outra possibilidade é considerar adiar um pouco esse sonho e, por exemplo, focar em um esforço concentrado, como uma renda extra, um aumento temporário de renda, para tentar arcar com esse montante da entrada no seu sonho da casa própria", diz Hellen.
Vale ainda pesquisar fatores locais do imóvel. Ou seja, conhecer os benefícios e malefícios da localização, visitar a casa em todos os turnos do dia, para saber como são os arredores dela durante o dia todo, em questão de mobilidade urbana, barulhos externos e segurança.
Leia mais:
Casa própria: cuidados antes de comprar um imóvel na planta
Salas de novela: veja 5 ideias para decorar seu cantinho