AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Comportamento / SOLIDARIEDADE

Saiba como e o que doar para as vítimas das chuvas no RS

Temporais no Rio Grande do Sul já deixaram milhares de pessoas desabrigadas, além de dezenas de mortos, feridos e desaparecidos

Ana Mota
por Ana Mota

Publicado em 07/05/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que doar para as vítimas das chuvas do RS - Gustavo Mansur/Instagram/@governo_rs
Saiba o que doar para as vítimas das chuvas do RS - Gustavo Mansur/Instagram/@governo_rs

Os temporais no Rio Grande do Sul fizeram cerca de 80% das cidades entrarem em estado de calamidade pública. Milhares de pessoas perderam tudo e estão desabrigadas, além de outras dezenas estarem feridas, desaparecidas e até mesmo mortas. Diante da situação, o país vem se mobilizando para ajudar a população gaúcha. Saiba a seguir como e o que doar para as vítimas das chuvas no RS.

O QUE DOAR

O Rio Grande do Sul encontra-se em estado de calamidade pública. Somente na capital Porto Alegre, nove mil pessoas estão desabrigadas. Com isso, elas precisam de itens de necessidade básica. Veja a lista:

  • água mineral;
  • alimentos não perecíveis;
  • produtos de higiene;
  • roupas, calçados e peças íntimas;
  • produtos de limpeza;
  • colchões e cobertores;
  • roupas de cama e banho;
  • alimentos para pets.

Roupas, calçados e peças íntimas devem estar em bom estado de uso e limpas. Vale lembrar que, o ideal, é doá-los etiquetados com o tipo e tamanho para facilitar na distribuição às vítimas. Quanto aos sapatos, lembre-se de amarrá-los para que os pares não se percam.

As agências dos Correios de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia estão recebendo doações desde segunda-feira (6) sem cobrar dos doadores. Basta levar sua doação devidamente embalada e etiquetada para que seja transportada às vítimas das chuvas no RS.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também está arrecadando itens para levar ao Rio Grande do Sul. Eles estão recebendo colchonetes, roupas, água potável e alimentos perecíveis.

COMO DOAR

Existem diversas maneiras de contribuir com as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. Uma delas é em dinheiro para ONG's, intituições de caridade e o próprio Governo do estado. Vale atentar-se para não cair em páginas falsas que estão se aproveitando do momento. Confira abaixo os canais oficiais de doações.

GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

REDE DE BANCOS DE ALIMENTOS DO RS E BANCOS SOCIAIS

Site: www.doealimentos.com.br
PIX: CNPJ – 04.580.781/0001-91
Conta corrente: Banco Santander
Agência: 1001
Conta: 13.000.284-4

VAKINHA

O Instituto Vakinha, Pretinho Básico e Badin Colono se uniram em uma campanha solidária ao RS, que visa ajudar famílias, crianças, escolas e abrigos que foram impactadas pelas enchentes. As doações podem ser feitas para a chave PIX: [email protected]

CUFA (CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS)

DOAÇÃO DE SANGUE

Quem está fora da zona de risco de Porto Alegre pode ajudar com a doação de sangue. O Departamento Estadual de Sangue e Homoderivados emitiu um alerta para o possível desabastecimento de plaquetas e hemácias nos próximos dias. O endereço é: Avenida Bento Gonçalves, 3.722.

OUTROS CANAIS

Além das mortes, feridos e desabrigados, a catástrofe também deixou inúmeras pessoas desaparecidas, incluindo crianças. Para isso, uma página foi criada no Instagram para auxiliar no encontro de crianças e seus familiares. Se você encontrar uma criança perdida, entre em contato com a página.

Mais de seis mil animais também foram resgatados em áreas inundadas do Rio Grande do Sul. Eles estão sendo levados para abrigos, onde recebem atendimento e assistência até encontrarem seus tutores. Entretanto, esses abrigos também precisam de doações para se manterem. A chave PIX é: 54.465.282/0001-21.