Temporais no Rio Grande do Sul já deixaram milhares de pessoas desabrigadas, além de dezenas de mortos, feridos e desaparecidos
Publicado em 07/05/2024, às 15h00
Os temporais no Rio Grande do Sul fizeram cerca de 80% das cidades entrarem em estado de calamidade pública. Milhares de pessoas perderam tudo e estão desabrigadas, além de outras dezenas estarem feridas, desaparecidas e até mesmo mortas. Diante da situação, o país vem se mobilizando para ajudar a população gaúcha. Saiba a seguir como e o que doar para as vítimas das chuvas no RS.
O Rio Grande do Sul encontra-se em estado de calamidade pública. Somente na capital Porto Alegre, nove mil pessoas estão desabrigadas. Com isso, elas precisam de itens de necessidade básica. Veja a lista:
Roupas, calçados e peças íntimas devem estar em bom estado de uso e limpas. Vale lembrar que, o ideal, é doá-los etiquetados com o tipo e tamanho para facilitar na distribuição às vítimas. Quanto aos sapatos, lembre-se de amarrá-los para que os pares não se percam.
As agências dos Correios de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia estão recebendo doações desde segunda-feira (6) sem cobrar dos doadores. Basta levar sua doação devidamente embalada e etiquetada para que seja transportada às vítimas das chuvas no RS.
A Força Aérea Brasileira (FAB) também está arrecadando itens para levar ao Rio Grande do Sul. Eles estão recebendo colchonetes, roupas, água potável e alimentos perecíveis.
Existem diversas maneiras de contribuir com as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. Uma delas é em dinheiro para ONG's, intituições de caridade e o próprio Governo do estado. Vale atentar-se para não cair em páginas falsas que estão se aproveitando do momento. Confira abaixo os canais oficiais de doações.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Site: www.doealimentos.com.br
PIX: CNPJ – 04.580.781/0001-91
Conta corrente: Banco Santander
Agência: 1001
Conta: 13.000.284-4
O Instituto Vakinha, Pretinho Básico e Badin Colono se uniram em uma campanha solidária ao RS, que visa ajudar famílias, crianças, escolas e abrigos que foram impactadas pelas enchentes. As doações podem ser feitas para a chave PIX: [email protected]
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Quem está fora da zona de risco de Porto Alegre pode ajudar com a doação de sangue. O Departamento Estadual de Sangue e Homoderivados emitiu um alerta para o possível desabastecimento de plaquetas e hemácias nos próximos dias. O endereço é: Avenida Bento Gonçalves, 3.722.
Além das mortes, feridos e desabrigados, a catástrofe também deixou inúmeras pessoas desaparecidas, incluindo crianças. Para isso, uma página foi criada no Instagram para auxiliar no encontro de crianças e seus familiares. Se você encontrar uma criança perdida, entre em contato com a página.
Ver essa foto no Instagram
Mais de seis mil animais também foram resgatados em áreas inundadas do Rio Grande do Sul. Eles estão sendo levados para abrigos, onde recebem atendimento e assistência até encontrarem seus tutores. Entretanto, esses abrigos também precisam de doações para se manterem. A chave PIX é: 54.465.282/0001-21.
Ver essa foto no Instagram