AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / SEM ESCURIDÃO

Como deixar a casa mais clara? Saiba como trazer luz a ambientes escuros

Janelas pequenas e a luz do sol não chega em casa? Pode ser um problema, mas ainda há maneiras de resolver - confira como deixar a casa mais clara

Como deixar a casa mais clara? - Reprodução/Freepik
Como deixar a casa mais clara? - Reprodução/Freepik

Uma casa arejada ou um apartamento com grandes janelas - o sonho de muitas ao conquistar o imóvel próprio é ter um espaço claro e iluminado. Essa ideia, no entanto, nem sempre pode ser possível diante de alguns problemas, como a pouca quantidade de espaço, janelas pequenas ou mal posicionadas, que impedem a entrada de luz do sol.

À procura de maneiras de como deixar a casa mais clara? Mesmo sem reforma ou mudanças drásticas no ambiente, a arquiteta Karina Pontes dá várias dicas para iluminar a casa. O melhor? Mexendo apenas na decoração - confira a seguir em AnaMaria.

Tem como? Saiba como lucrar usando poucos materiais e sem sair de casa!

Como deixar a luz natural entrar em casa?

O primeiro passo, de acordo com a profissional, é saber como deixar a luz natural entrar em casa. Ter janelas pequenas pode ser um impasse para que isso aconteça, mas ainda há maneiras de contornar a situação.

Seja em casa ou em apartamento, ela explica que as cores escolhidas para compor as paredes e os móveis podem influenciar na luminosidade do ambiente. "Pintar grandes superfícies com cores escuras é um erro muito comum, pois a luz é absorvida e escurecer o ambiente", conta.

Por isso, pintar as paredes com cores claras e optar por móveis e acessórios também em uma paleta neutra, como o branco, creme ou tons pastel, reflete mais luz e ajuda a refletir a luz natural disponível, além de fazer o ambiente parecer maior e mais luminoso.

Assim como as cores, a posição dos móveis também pode ser feita a fim de não obstruir a entrada de luz. Karina dá as seguintes dicas para quem deseja saber como deixar a casa mais clara:

  • Móveis baixos ou de vidro perto das janelas são boas opções;
  • Móveis que servem como armazenamento e têm superfícies refletoras;
  • Não acumule objetos e acessórios perto das janelas.

Casa própria? Veja 5 dicas para arrumar seu apartamento sem gastar muito!

Quais materiais refletem melhor a luz?

Ainda pensando na possibilidade de remanejar os móveis da casa, a arquiteta indica também usar materiais com acabamentos brilhantes para aumentar a reflexão da luz:"Laca, madeira e metal em tons claros e vidros". Ela acrescenta que acessórios com detalhes em vidro e metal, como mesas ou luminárias e, até, pisos mais brilhosos possuem o mesmo papel.

Outra opção é apostar nos espelhos, excelentes para amplificar a luz natural e artificial em um ambiente. "Eles não só refletem a luz, como também podem criar uma ilusão de profundidade, fazendo os espaços parecerem maiores e mais arejados", comenta a especialista.

Karina, porém, lembra que não podem ser posicionados em qualquer local. "Colocá-los em paredes opostas às janelas pode refletir e distribuir a luz natural pelo ambiente", orienta. Para criar a sensação de um espaço maior e mais luminosidade, os espelhos grandes ou várias peças menores agrupadas ainda podem ficar nas seguintes posições:

  • Em frente às janelas;
  • Próximo à iluminação artificial, duplicando a intensidade das luminárias;
  • Em corredores e hall de entrada, que ampliam os espaços estreitos e escuros.

Quais são as melhores plantas para ter em casa? Veja opções para cada cômodo do lar!

Iluminação artificial

A iluminação artificial também é uma boa alternativa para quem procura deixar a casa mais clara. Para isso, as lâmpadas de LED são eficientes e oferecem uma boa intensidade de luz. Para cada ambiente, a arquiteta indica:

  • Áreas de estar: lâmpadas com temperatura de cor entre 2700K a 3000K (luz quente);
  • Áreas de trabalho: lâmpadas de 4000K a 5000K (luz branca neutra).

Leia mais: Quanto custa a mansão luxuosa à venda de Angelica e Luciano Huck?

Soluções práticas e econômicas

Implementar essas estratégias pode fazer uma grande diferença na luminosidade e no conforto dos ambientes, tornando os espaços mais agradáveis e funcionais.

  • Trocar cortinas pesadas por cortinas leves, que deixam passar mais luz natural;
  • Pintar paredes claras, usar tapetes e acessórios em tons neutros ajudam a refletir a luz;
  • Manter as janelas e superfícies brilhantes limpas para maximizar a reflexão da luz;
  • Colocar uma luminária com lâmpadas muito claras apenas em um ponto ao invés de usar iluminação em camadas;
  • Usar pendentes que iluminam um foco e deixam o teto escuro;
  • Usar móveis grandes e pesados criam sombras.

Sabe como decorar quarto de casal pequeno? Veja dicas para otimizar o espaço!