Carolina Dieckmann contou ter aprendido a técnica de grounding com o filho
Publicado em 22/04/2024, às 13h28
As redes sociais de Carolina Dieckmann são recheadas de técnicas de autocuidado, seja para beleza física ou saúde mental. Na última semana, ela mostrou uma de suas práticas preferidas: o 'grounding'. O termo trouxe interesse do público - e também algumas dúvidas.
Mas afinal, o que é grounding? Nem a própria atriz soube responder com precisão. A contratada da TV Globo explicou que aprendeu a técnica com seu filho, José, de 16 anos: "Eu não sei como é o nome disso em português, porque eu aprendi com o José, meu filho", iniciou.
Carolina contou não ter sido a única influenciada pelo caçula: "Aqui não tinha grama, aí o José começou com essa coisa de 'grounding' e eu mudei essa parte do jardim e fiz uma parte de gramado para ele poder fazer o 'grounding' dele. Agora a família inteira faz".
Ver essa foto no Instagram
Em português, a palavra inglesa significa "aterrar". Porém, a tradução direta está longe de explicar o significado da técnica mostrada pela atriz. O grounding é uma prática que consiste na conexão entre o ser-humano com a natureza.
Para isso, o corpo e a superfície terrestre entram em contato - seja ele direto ou indireto. Andar descalço sobre a areia ou terra, tomar sol, deitar na grama ou encostar-se em uma árvore são alguns dos exemplos utilizados na técnica.
O objetivo do grounding é colocar em contato consigo através do encontro físico com a terra. Segundo a bioenergética, o aterramento é responsável por descarregar energias aprisionadas no físico. Tais sentimentos poderiam gerar problemas no corpo e na mente.
A conexão com a natureza traz inúmeros benefícios ao corpo, à mente e ao cérebro. E a própria atriz explicou o fenômeno: "Ao andarmos descalços, os elétrons entram em nosso corpo e atuam como poderosos antioxidantes, destruindo os radicais livres".
"Estudos confirmam que a prática do 'grounding' melhora inflamações, doenças cardiovasculares, danos musculares, dor crônica e até o humor", completou Dieckmann. Ou seja, aproveite para fazer atividades ao ar livre que proporcionem prazer em se conectar com a natureza
9 passos para fugir do burnout no fim do ano