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Início Carreira

Será que realmente mereço um aumento? Como avaliar sua posição na empresa

Laís Seguin Por Laís Seguin
03/05/2024
Em Carreira
Foto: Reprodução/Freepik

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Discutir abertamente oportunidades de crescimento na empresa pode ser um tema delicado no mundo corporativo, mas não precisa ser tabu. Será que você realmente merece um aumento? AnaMaria conversou com Gabriela Mative, líder de uma empresa de recursos humanos, sobre o assunto.

Ela destaca dois passos importantes antes de abordar o gestor sobre o crescimento profissional e aumento. Primeiro, é crucial fazer uma autoavaliação sobre como você tem contribuído para a empresa e em que estágio você se encontra.

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“Você está pronto para assumir uma posição de liderança? Muitos desejam isso, mas liderar envolve lidar com pressões e gerenciar equipes com empatia”, comenta Gabriela. Além disso, é fundamental pesquisar os salários oferecidos para seu cargo atual e para o cargo desejado.

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“Um mesmo cargo pode ter diferentes níveis, como júnior, pleno e sênior, e os gestores consideram isso ao definir salários”, explica ela. Gabriela sugere consultar um guia salarial que forneça informações sobre salários em diferentes áreas e regiões, além de tendências do mercado de trabalho.

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Ela também aconselha escolher o momento certo para abordar o assunto do aumento com a liderança. “Agende uma reunião e informe o objetivo para evitar surpresas e permitir que o gestor se prepare”, aconselha. É importante ter uma visão clara de sua evolução na empresa.

“Destaque como você cresceu na empresa e quais habilidades desenvolveu que são cruciais para um cargo de maior responsabilidade”, sugere ela. Expressar a ambição de crescer na empresa e listar os motivos, como admiração pela marca ou clima organizacional, também é válido.

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No entanto, Gabriela ressalta que a conversa com o gestor deve acontecer após um tempo no cargo atual, pelo menos seis meses. Ela enfatiza que é essencial usar o bom senso para avaliar a situação da empresa.

“A conversa é importante para que a liderança conheça suas intenções, mas esteja preparado para uma possível negativa, seja por necessidade de desenvolvimento adicional ou por circunstâncias financeiras da empresa”, conclui.

Como pedir aumento de salário? Cuidados para isso não virar um problema

Mas eu sou autônoma, como posso aumentar o preço do meu produto?

Muitos empreendedores enfrentam o desafio de precificar seus produtos ou serviços corretamente. Ter um produto ou serviço de alta qualidade não é suficiente se você não souber como atribuir um preço justo a ele.

Esse conhecimento é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Ao dominar essa habilidade, não só é possível aumentar os lucros, mas também construir uma base sólida para o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo.

O cálculo do preço não deve se limitar aos custos de produção, mas também incluir todos os gastos, despesas e processos relacionados ao produto ou serviço, garantindo que o mesmo chegue ao consumidor sem prejuízos.

Principais erros incluem precificar sem considerar pesquisa de mercado, copiar o preço dos concorrentes, não destacar o valor do produto ou serviço para o cliente, acreditar que o preço de venda deve sempre dobrar o custo, negligenciar despesas de venda e não compreender o público-alvo.

Para determinar o preço de venda, é importante considerar três fatores: custos, despesas e margem de lucro. Os custos englobam tanto os fixos, como matéria-prima e salários, quanto os variáveis, como mão de obra extra e manutenção.

É essencial acompanhar os custos variáveis para realizar ajustes quando necessário, como aumentar o preço de venda caso haja um aumento nos custos. A margem de lucro é a porcentagem de ganho obtida com a venda após deduzir custos e despesas.

Por isso a importância de avaliar o mercado, conhecer o público-alvo, acompanhar tendências e manter uma gestão financeira eficiente para garantir o sucesso na precificação e, consequentemente, no negócio como um todo.

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