AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mitos e verdades sobre a vacina da gripe

Tudo o que você precisa saber para se proteger com a vacina da gripe

Karla Precioso

por Karla Precioso

[email protected]

Publicado em 30/07/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A vacina é importante para a comunidade como um todo - MasterTux / Pixabay
A vacina é importante para a comunidade como um todo - MasterTux / Pixabay

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, tem como meta imunizar pelo menos 90% do público prioritário até o dia 31 de maio. São cerca de 81,8 milhões de pessoas, incluindo idosos, crianças, profissionais de saúde, professores, gestantes e pessoas com comorbidades. A gripe é uma doença infectocontagiosa que pode afetar as vias respiratórias e levar a complicações sérias, especialmente em grupos mais vulneráveis. 

Como se sabe, a vacinação é um método de prevenção amplamente reconhecido para diversas doenças, incluindo a gripe. A infectologista Rebecca Saad, coordenadora do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) do CEJAM, destaca a importância da imunização como medida de proteção individual e coletiva. “A vacina é segura e protege não apenas quem a recebe, mas também a comunidade como um todo, pois reduz a circulação do vírus”. 

Com o intuito de esclarecer alguns mitos e verdades frequentemente relacionados à vacinação, a especialista compartilhou informações relevantes sobre o assunto.

A vacina contra a gripe apresenta riscos à saúde: MITO 

A vacina passa por rigorosos testes antes de ser aprovada para uso, garantindo sua qualidade e eficácia. É importante lembrar que a vacinação não só protege a si mesmo, mas também ajuda a proteger todos ao seu redor, reduzindo a disseminação do vírus. É válido ressaltar que os efeitos colaterais da vacina são geralmente leves e temporários, sendo extremamente raros os casos de eventos adversos mais graves.

Pessoas saudáveis precisam se vacinar: VERDADE 

A vacinação é uma medida preventiva importante para evitar a propagação da doença e diminuir a chance de complicações graves, como pneumonia e hospitalização. Além disso, ao se vacinar, as pessoas saudáveis também contribuem para a proteção de grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

É seguro que mulheres grávidas recebam a vacina: VERDADE 

A vacinação é uma opção segura para as mulheres, além de ser benéfica para a saúde da mãe e do bebê, reduzindo o risco de complicações associadas à doença.

Ter sido vacinado no ano passado não torna necessário receber a vacina novamente este ano: MITO 

A vacinação anual contra a gripe é recomendada porque a composição da vacina é atualizada anualmente para se adaptar aos novos tipos de vírus da gripe. A imunidade fornecida pela vacina pode diminuir com o tempo e, portanto, é fundamental se vacinar todos os anos.

A vacina contra a gripe pode beneficiar pessoas com doenças crônicas e cardiovasculares: VERDADE 

Isso ocorre porque a gripe pode ser um fator de agravamento de doenças crônicas e eventos cardiovasculares. Sendo assim, a vacinação beneficia esses grupos de forma indireta.

A vacina deixa a pessoa gripada: MITO 

Ela é feita com fragmentos do vírus (antígenos), que não são capazes de causar a doença. No entanto, é possível que algumas pessoas sintam reações leves após a vacinação, que costumam desaparecer em um ou dois dias.

OUTROS CUIDADOS PARA EVITAR A GRIPE

Para evitar pegar doenças respiratórias, seja gripe ou resfriado, é bom sempre manter alguns hábitos de higiene, como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas), manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe ou resfriado. É fundamental também cobrir o nariz ao tossir e espirrar. Mas, atenção: não use a mão para isso. Cubra o rosto com a área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo. Assim, você evita tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas.

MEDIDA DE SAÚDE PÚBLICA

Como destacado pela especialista, a vacinação contra a gripe é uma medida de saúde pública eficaz e comprovada para proteger a si mesmo e a comunidade ao seu redor. Ao se vacinar, você reduz a chance de contrair a doença e, consequentemente, de transmiti-la para outras pessoas, especialmente as mais vulneráveis.