AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mitos e verdades sobre crenças a respeito do feijão

Profissional esclarece o que é verdade, e o que não é, sobre o feijão

Karla Precioso

por Karla Precioso

[email protected]

Publicado em 10/07/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma pequena porção de feijão é suficiente para nutrir nosso corpo - HomeMaker / Pixabay
Uma pequena porção de feijão é suficiente para nutrir nosso corpo - HomeMaker / Pixabay

Com arroz em cima ou embaixo, na feijoada de domingo, no bolinho ou caldinho de feijão... São inúmeras as formas e possibilidades de consumo do feijão - alimento rico em nutrientes e presente na mesa dos brasileiros quase diariamente. Mas, o que não faltam são suposições e crenças criadas sobre o grão. Por isso, conversamos com a engenheira de alimentos e diretora de operações da Combrasil, Ana Rach, que vai desmistificar tudo a respeito da leguminosa.

Acompanhe:

FEIJÃO ENGORDA: MITO

O amido encontrado no feijão é chamado amido resistente. Ou seja, ele é resistente à digestão. Então, da forma que ele entra, ele sai, e não é absorvido. Por isso, o alimento não engorda. Pelo contrário: por causa do seu alto índice de fibras solúveis e proteína, esse amido auxilia o emagrecimento.

O FEIJÃO É SOMENTE RICO EM FERRO: MITO

Há inúmeros outros nutrientes presentes no alimento além o ferro, como proteínas, vitaminas, fibras e sais minerais.

UMA PORÇÃO PEQUENA DE FEIJÃO É SUFICIENTE PARA NUTRIR O CORPO: VERDADE

Muita gente pensa que precisa comer feijão em quantidade enorme para ser suficiente, mas basta uma concha por dia para você ter acesso aos seus nutrientes.

O FEIJÃO É UM DOS ALIMENTOS MAIS COMPLETOS E DEVE FAZER PARTE DAS DIETAS: VERDADE

Além do consumo já ser cultural, muito mais do que outros grãos, como a lentilha e o grão-de-bico, há a combinação do arroz com feijão. E isso também é uma potência, pois o corpo precisa de 20 aminoácidos principais para a saúde estar em equilíbrio e em bom funcionamento. Desses 20, dez são essenciais para o corpo. No entanto, o organismo não dá conta de produzir e precisa de uma ingestão proveniente dos alimentos. E quem tem esse combo dos dez aminoácidos essenciais é a dupla arroz e feijão.

É PRECISO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO ANTES DE COZINHÁ-LO: VERDADE

A importância de deixar o feijão de molho, de 8 a 12 horas, serve para eliminar alguns anti-nutrientes que prejudicam a absorção dos nutrientes.