AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / SAIBA MAIS

Diabetes tipo 1: conheça a doença que quase deixou o neto de Pelé em coma

AnaMaria Digital detalha sintomas e cuidados para a diabetes tipo 1

Guilherme Giagio
por Guilherme Giagio

Publicado em 27/06/2023, às 16h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neto de Pelé passou por complicações causadas pela diabetes tipo 1. - Instagram/@flavia.arantes.nascimento
Neto de Pelé passou por complicações causadas pela diabetes tipo 1. - Instagram/@flavia.arantes.nascimento

Flávia Arantes do Nascimento, filha de Pelé, preocupou as redes sociais ao anunciar o estado de saúde do filho. O neto do ex-jogador, que morreu em dezembro passado, deu entrada no hospital com o que parecia ser "uma simples e aparente gripe", mas quase entrou em coma após o diagnóstico de Diabete Melitus Tipo 1.

Ainda que a situação já tenha sido controlada e Arthur tenha evoluído a ponto de não ter grandes complicações - graças ao atendimento preciso, como a mãe ressalta - é importante reforçar todos os cuidados necessários contra a doença.

Pensando nisso, AnaMaria Digital reuniu as informações mais importantes sobre a diabetes tipo 1 dadas pelo endocrinologista Renato Zilli, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês.

DIABETES X GRIPE

Inicialmente, o especialista ressalta que algumas das crises de saúde ocasionadas pela doença podem ser confundidas com outros quadros infecciosos. E um desses exemplos é a gripe, tal como o caso do neto de Pelé.

Isso acontece por conta de algumas similaridades entre os sintomas das enfermidades: o cansaço, por exemplo, é um dos males que afetam tanto os pacientes vítimas da diabete como os diagnosticados com gripe.

OUTROS SINTOMAS

Por outro lado, coriza, febre e tosse - alguns dos sinais comuns de resfriados e gripes, não são comuns entre os diabéticos. Entre os principais sintomas da doença crônica, caracterizada pela baixa ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas, estão o aumento na sede, fome, além da urina em excesso.

DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS

Outra dúvida bem comum entre a população é sobre os diferentes tipos de diabetes. Por isso, o endocrinologista ressalta algumas das particularidades da diabetes tipo 1, que afeta entre 5% e 10% dos casos, e a diabetes tipo 2, responsável por cerca de 90% dos diagnósticos.

  1. Diabetes Mellitus Tipo 1
  • Condição do organismo do paciente;
  • Mais comum em crianças e adolescentes;
  • Doença autoimune;
  • Fome e sede em excesso, necessidade de urinar muitas vezes ao dia, cansaço, fraqueza, náusea, perda de peso e vômito são os principais sintomas.

    2. Diabetes Mellitus Tipo 2

  • Ligada a maus hábitos alimentares;
  • Mais comum em adultos;
  • Geralmente acompanhada de outros problemas de saúde, como a obesidade e sedentarismo;
  • Forte fator genético;
  • Sobrepeso, estresse e sono de má qualidade são outros fatores de risco.