AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Conheça cuidados essenciais para garantir a saúde do ânus

O ânus é uma área que merece atenção

Márcia Oliveira Publicado em 02/09/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como garantir a saúde do seu ânus - winterseitler / Pixabay
Saiba como garantir a saúde do seu ânus - winterseitler / Pixabay

O ânus é uma área que merece atenção. Ele é a porta de saída do intestino, fazendo a parte final da digestão, e contempla muitos mitos sobre as possibilidades de prazer na intimidade. Trata-se de um anel e serve para segurar as fezes e gases até que possamos nos livrar deles de forma adequada, e essa função de controle nos garante uma boa convivência na sociedade.

Esse cantinho mais escuro da nossa intimidade é também muito sensível, porque tem várias terminações nervosas - por isso, algumas pessoas gostam de incluí-lo no repertório de práticas sexuais, mas para isso, é fundamental que cuidados de saúde também sejam inseridos. 

Na sequência, listo uma série de informações sobre a intimidade dessa parte do corpo. E veja: não estou recomendando e nem jogando um balde de água fria nos seus planos, apenas criando uma possibilidade para que você se conheça ainda mais e tome atitudes que preservem sua saúde.

O ânus foi projetado para a saída, então, a introdução de objetos e a penetração do pênis requerem lubrificação externa e moderação (o uso em excesso está atrelado à dificuldade de controle das fezes); não dá para relaxar da proteção. 

Apesar de não haver risco de engravidar, as doenças sexualmente transmissíveis podem ser passadas nessas experiências; a ocorrência de dor ao se adentrar nesse orifício pode ser minimizada com o uso de dedos e objetos para criar uma atmosfera propícia, além do lubrificante já mencionado aqui. Importante saber: introduções maiores de 17 cm vão causar maior desconforto porque vão ao limite do reto. E a não evacuação prévia pode causar cólica no momento. 

Sobre a introdução de objetos, você já deve ter ouvido falar que algum tipo inusitado foi ‘pescado’ por médicos. Vale explicar que Isso acontece porque o ânus é um tubo ligado ao intestino e, por isso, existem objetos específicos para essa introdução, onde se há limitador de entrada.

CUIDADOS COM AS HEMORROIDAS

Hemorroidas são veias inchadas, que podem estar dentro e fora do ânus, e fissuras são cortes minúsculos na pele. Essas condições podem doer e coçar e, naturalmente, exigem tratamento prévio antes de qualquer brincadeira na região do ânus. Fique atenta a isso.

HIGIENE É FUNDAMENTAL

Higiene é fundamental, claro, especialmente antes do ato sexual. O recomendado é lavar por fora e, defecar antes, é melhor ainda. Lavar a região com duchas internas aumenta o risco de ter problemas no controle das fezes.

*MÁRCIA OLIVEIRA, Doutora em Ciências de Saúde, fisioterapeuta pélvica e terapeuta sexual.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!