AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Supere as dificuldades do dia a dia

Descubra como Deus nos dá armas para superar as dificuldades da vida

Imagem Supere as dificuldades do dia a dia

Você já confiou muito em alguém e acabou se decepcionando? É uma sensação muito ruim, não é mesmo? É difícil descrever o que se sente em momentos assim, eu sei, mas por favor, tente lembrar de como se sentiu em alguma vez que isso tenha acontecido. Até o fim da sua leitura, você entenderá a razão. E prometo que vai valer a pena.

Sabe aqueles dias em que você precisa lidar com tantos problemas e questões complicadas de tal forma que chega a pensar que não terá forças para suportar os próximos dias, ou mesmo o amanhã, se as soluções não chegarem?

Pois é, eu também já me senti assim muitas vezes. E sabe qual é a verdade? Estamos totalmente certos quando nos assustamos ao pensar nos dias que virão. — “Mas como assim, pastor? Está tentando me desanimar ainda mais?” — Você pode estar se perguntando. Não. Leia comigo um texto bíblico e você vai começar a entender.

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” (Lamentações 3:22-23)

As misericórdias que Deus dá aos seus filhos são as suficientes apenas para o dia de hoje, não para o dia de amanhã. Por isso, é tão importante entendermos que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã em nossas vidas, desde que estejamos em Cristo e Ele em nós. Deus nos dá, a cada amanhecer, a capacidade de lidar com os problemas daquele específico dia, e assim por diante, durante todos os dias de nossas vidas. Cientes disso, podemos descansar, descansar na certeza de que o que precisaremos amanhã, para os problemas e situações de amanhã, nos será dado amanhã pelo Senhor, não hoje. Contudo, o fato é que muitas vezes ficamos angustiados, preocupados e temerosos, pensando nos problemas de amanhã como se tivéssemos que enfrentá-los com os recursos que temos hoje.

Jesus disse, em Mateus 6:34, que não deveríamos ficar ansiosos a respeito do amanhã, porque o amanhã vai trazer suas próprias ansiedades. Ele disse também que para hoje já bastam os problemas de hoje. Comparando essas palavras de Cristo com o texto que lemos acima, algo está claro: Deus quer que vivamos o hoje e confiemos nEle para enfrentar o que virá amanhã.

A Palavra de Deus nos dá mais exemplos de que a provisão de misericórdias (ou recursos) que Ele nos dá para a lidar com os problemas e questões da vida, é diária.

Você já ouviu falar sobre o maná? Era uma espécie de pão celestial enviado por Deus para alimentar o seu povo no deserto, logo depois de tê-los libertado da escravidão no Egito. Ele era derramado uma vez por dia sobre o acampamento e não podia ser guardado para ser consumido no outro dia, pois estragava. Com essa rotina diária e milagrosa, Deus os ensinou a confiar, dia após dia, em Sua provisão, e continua a nos ensinar hoje, pois é exatamente assim que devemos confiar nEle. Temos tudo que é necessário para passar pelas lutas de hoje e Ele certamente enviará as misericórdias para enfrentarmos o amanhã, como enviou o maná naquele deserto.

Na oração que Jesus nos ensinou, conhecida como “Pai Nosso”, lemos: “…o pão nosso de cada dia, dá-nos hoje…”. Isso é muito relevante, pois além de falar de sustento físico diário, esse trecho da oração também nos remete ao sustento espiritual do qual necessitamos, visto que Jesus disse ser, Ele mesmo, o Pão Vivo que desceu do céu (em clara referência ao maná do deserto). Portanto, como tudo na Bíblia, o centro é Jesus, pois Ele é o nosso maná. Ele é o Pão Vivo que desceu do céu e é Ele que garante Suas misericórdias sendo renovadas diariamente sobre as vidas de todos os que se arrependeram de seus pecados, creram no Evangelho e andam na Luz da Palavra de Deus. É dEle que nos alimentamos diariamente, para que vivamos cada novo dia Nele e Ele em nós, de modo que o maná no deserto, por mais maravilhoso e milagroso que possa parecer, era apenas um símbolo do que nós podemos experimentar hoje, a cada manhã, com o Pão Vivo que desceu do céu, Jesus Cristo!

Você não vai receber hoje a capacidade de levar os fardos de amanhã, mas sim a capacidade de levar os de hoje, pois assim como a cada dia bastam os seus problemas ou a cada dia basta o seu mal, também a cada dia as misericórdias são renovadas, e por isso, não fomos, não somos e nem seremos consumidos.

Lembra que falamos de confiança lá no início? Acho que você já entendeu que precisa confiar em Deus. Confiar no que Ele diz em Sua Palavra. Confiar que Ele não mente. Confiar que Ele realmente cumprirá o que prometeu e te dará forças a cada novo dia, para enfrentar qualquer desafio que aparecer. Você pode se lançar sem medo e sem reservas, pode entregar seu coração por inteiro, pois esse sentimento ruim do qual se lembrou, de quando te decepcionaram, jamais terá lugar na sua relação com Cristo. Ele é bom. Ele é fiel. Ele te ama. Ele vai cuidar de você. Ele é o único que nunca te decepcionará.

Com amor,

Pr. Raphael Melo