AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dia das Crianças

O que é realmente mais importante?

Raphael Melo
por Raphael Melo

Publicado em 13/10/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Dia das Crianças

No Dia das Crianças, muitos pais e mães se veem cercados por presentes, festas e a correria de tentar proporcionar momentos de alegria para os pequenos. Mas será que estamos priorizando o que realmente importa na criação dos nossos filhos? Será que estamos preparando-os em primeiro lugar para terem sucesso neste mundo ou para algo muito maior, que vai muito além desta vida?

Há uma verdade inegável que, como pais e mães, nunca devemos esquecer: o maior legado que podemos deixar para nossos filhos não são as coisas materiais, mas o conhecimento de Deus e o amor a Ele. A formação escolar e as habilidades para o sucesso profissional são importantes, claro, porém, o mais essencial é que nossas crianças aprendam a temer a Deus e a amar a Jesus.

Na correria da vida, em meio a rotina de escola, cursos, atividades extracurriculares e lazer, é fácil perdermos de vista que o maior objetivo na criação de um filho deve ser guiá-lo no caminho que leva à vida eterna. A Palavra de Deus nos diz em Provérbios 22:6: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, mesmo quando for velho, não se desviará dele." Isso significa que o ensino sobre Cristo, sobre Sua verdade e o Evangelho, além de prioridade máxima na vida de um pai ou mãe, deve ser baseado no exemplo, pois devemos ensinar a criança NO caminho, e não apenas apontar o caminho; devemos estar no Caminho, que é Cristo, junto com nossos filhos, e não apenas repetirmos o jargão “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Lembre-se: A criança ouve os ensinos, mas imita os exemplos.

Um outro aspecto importante é esse: Quais serão as lembranças boas de nossos filhos sobre nós, quando crescerem? Dos presentes caros, das mensalidades pagas com suor, ou das risadas, dos momentos juntos e do amor demonstrado diariamente? Quando nos lembramos da nossa própria infância, percebemos que o que mais marcou não foram os bens materiais, mas os momentos de carinho, afeto, sorrisos e comunhão genuína com aqueles que nos criaram e amaram. O tempo que passamos com nossos filhos, brincando com eles, ensinando-lhes sobre a vida e o amor de Deus, é o que permanecerá para sempre em suas lembranças e em seus corações.

Talvez muitos pais se perguntem: "Será que estou dando tudo que posso ao meu filho?" Mas é preciso entender que o "tudo" que realmente importa não se encontra no que o dinheiro pode comprar. A presença, o amor, os conselhos e as risadas sinceras são os verdadeiros presentes que moldam a vida das nossas crianças; e a maior herança que podemos deixar é um lar onde Jesus é amado, e Sua Palavra é ensinada e vivida.

Em meio ao desejo de garantir que nossos filhos tenham uma vida confortável e cheia de oportunidades, não podemos esquecer essa advertência de Jesus: "Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Marcos 8:36). O sucesso no mundo é passageiro, mas a salvação é eterna. De que adianta nossas crianças se tornarem grandes adultos no mundo, alcançando tudo que desejarem, e não conhecerem a Deus?

O maior sucesso que nossos filhos podem ter é andar com Cristo. Nenhum diploma, prêmio ou conquista profissional se compara à vida eterna. Nenhum sonho realizado, em qualquer área de vida, traz felicidade alguma, se Jesus não estiver no barco. Como pais, somos chamados, antes de tudo, a preparar o coração deles para a eternidade, ensinando que o verdadeiro tesouro não é deste mundo, mas está no Céu, em Cristo Jesus.

Aproveite o Dia das Crianças que acabou de passar e reflita profundamente sobre como você está conduzindo a vida dos seus filhos. Ensine o Caminho da Palavra de Deus, não esqueça que as lembranças que vão marcá-los para a vida toda não se compram com dinheiro, mas são criadas com sua presença, seu amor e sua atenção a eles, e nunca perca de vista essa verdade: o maior sucesso que suas crianças podem alcançar é andar com Deus, refletindo a glória de Cristo neste mundo mau. Não deixe que outras coisas (mesmo que sejam importantes) tomem o lugar dessas, que são primordiais.

Com amor, em Cristo,
Pr. Raphael Melo

Meus livros: raphaelmelo.com.br/livros
Redes Sociais: @prraphaelmelo
Email: [email protected]
Site: raphaelmelo.com.br