AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / Confira!

Semijoias: saiba o que são e as principais dicas para elas durarem mais

Apaixonada por acessórios? Veja as diferenças entre joias, semijoias e bijuterias e aprenda como cuidar das semijoias para manter elas sempre bonitas!

Gabriela Occhipinti
por Gabriela Occhipinti

Publicado em 21/10/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba o que são as semijoias e as principais dicas de cuidados com elas - Reprodução/Pinterest
Saiba o que são as semijoias e as principais dicas de cuidados com elas - Reprodução/Pinterest

Você é apaixonada por acessórios e não vê um look seu sem um colar, brinco, anéis e pulseiras? Uma alternativa para ter um armário repleto deles é apostar nas semijoias. Mais baratas que as joias e com melhor qualidade que as bijuterias, esse tipo de acessório tem suas próprias caracaterísticas e exige cuidados específicos, saiba mais!

Mas afinal, qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias? Segundo Luana Cabral, sócia fundadora da Luah Semijoias, essa distinção é fundamental e está ligada ao material utilizado na fabricação de cada uma.

Entenda as diferenças entre as joias, semijoias e bijuterias
Entenda as diferenças entre as joias, semijoias e bijuterias - Reprodução/Pinterest

Enquanto as joias são feitas com metais nobres como ouro e prata, as semijoias oferecem qualidade e beleza a um preço mais acessível, graças ao banho em metais nobres e ao uso de pedras naturais ou semipreciosas.

Já as bijuterias, embora sejam mais baratas, são feitas de materiais que oxidam facilmente, o que afeta sua durabilidade.

Semijoias sempre bonitas

As semijoias são verdadeiras aliadas na hora de complementar o visual, trazendo sofisticação e um toque especial. No entanto, para que elas mantenham seu charme por mais tempo, é essencial adotar alguns cuidados. Confira as dicas de Luana Cabral para preservar suas semijoias!

Proteja suas semijoias da água

Evitar o uso de semijoias na praia, piscina ou durante o banho é uma regra de ouro. Segundo Luana, “a água salgada, o cloro e produtos químicos podem tirar o brilho das peças e danificá-las”. Portanto, lembre-se de retirá-las sempre que estiver em ambientes aquáticos!

Cuide da exposição ao sol

Assim como a água, a luz solar em excesso pode prejudicar suas semijoias. “Quando as peças passam muito tempo expostas, elas podem descolorir. Retire as semijoias ou intercale com outras para preservar sua integridade”, orienta Luana. Dessa forma, suas peças ficarão lindas por mais tempo!

Quem que suas semijoias durem mais? Vejas as principais dicas de cuidados!
Quem que suas semijoias durem mais? Vejas as principais dicas de cuidados! - Reprodução/Pinterest

Mantenha as semijoias limpas

A limpeza regular é fundamental para evitar o acúmulo de resíduos. Luana recomenda que, se você usar suas semijoias com frequência, faça uma limpeza uma vez por mês. Para isso, utilize detergente neutro e uma escova de cerdas macias. “Coloque as semijoias na palma da mão, aplique o detergente e use a escova suavemente. Após enxaguar bem, seque-as imediatamente”, explica.

O segredinho do brilho

Para garantir que suas semijoias fiquem brilhantes, Luana compartilha um truque especial: “Após secar com a toalha, use um secador de cabelo em cada peça. Isso ajuda a remover qualquer gotícula de água que tenha ficado”. Assim, suas semijoias estarão sempre com um aspecto de novas!

Cuidar das suas semijoias é simples e faz toda a diferença na durabilidade e beleza das peças. Com essas dicas, você poderá aproveitar ao máximo cada acessório, garantindo que eles continuem a brilhar e a trazer charme aos seus looks!

Leia também:

Como usar acessórios sem erro? Veja nossas 4 dicas

Presilhas para cabelo: a tendência que vai te conquistar na primavera