Para escolher uma nova cor, para uma transformação capilar, seja para encontrar o tom que transparece o seu desejo de imagem. A coloração pessoal
Publicado em 04/08/2024, às 13h41
Quem é consultora ou já fez coloração pessoal sabe: o assunto cabelo rende muito! Seja para escolher uma nova cor para uma transformação capilar, seja para encontrar o tom que transparece o seu desejo de imagem. Os cabelos funcionam como moldura do nosso rosto e, por isso, têm um impacto enorme na nossa beleza.
É nessas horas que a Consultoria de Cores voltada à análise de cabelos se torna uma grande aliada sua. Isso porque o profissional da Consultoria de Cores irá te orientar sobre os melhores tons para a sua beleza e também que estejam de acordo com o seu desejo de imagem.
No Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal, temos 4 estações, sendo duas de temperatura fria e duas de temperatura quente.
De maneira geral, as pessoas de Inverno e de Verão terão o fundo do cabelo mais acinzentado. Ou seja, frio. Já quem é Primavera ou Outono terá um cabelo quente, com tonalidades mais amareladas, douradas ou acobreadas. Em cada cartela de cores, temos características específicas, em que avaliamos temperatura, intensidade e profundidade.
O Inverno é frio, escuro e brilhante. Da mesma forma que a paisagem da estação, os cabelos do Inverno também terão essas características. Ou seja, serão mais acinzentados, de tonalidade média a escura e mais intensos, vibrantes.
Essa é uma estação em que encontramos pessoas com contrastes mais altos. Por isso, devemos ter um cuidado extra ao clarear os fios. Cabelos claros demais podem deixar a cliente com um ar de cansada.
Já os cabelos grisalhos serão mais acinzentados. Para preservar o tom dos fios, pode ser necessário utilizar um shampoo roxo.
Assim como o Inverno, no Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal, o Verão é uma estação fria. Porém, aqui os tons serão mais claros e suaves, opacos.
Por essa lógica, os cabelos das pessoas de Verão são também mais claros. Temos muitos loiros frios (acinzentados) nesta estação, mas também podemos encontrar cabelos em tons castanhos claro e médio. No lugar da vibração, o cabelo de verão traz uma suavidade, é mais opaco.
Podemos ter ruivas no Verão? É mais difícil, mas acontece. Uma aluna minha do curso de Formação em Coloração Pessoal, que é Verão Suave, tem os fios em um castanho médio acinzentado, que lembra um tom de ruivo, meio loiro Strawberry.
Esta é uma estação que segura muito bem os cabelos brancos! Principalmente por ter a claridade em seu DNA e ser uma estação de contrastes mais baixos quando comparada a outras.
A Primavera é quente, intensa e clara e, assim, serão também os seus cabelos! De tons claros a intermediários, podendo ter em uma cartela de Primavera Brilhante alguns tons um pouco mais escuros.
As pessoas de Primavera seguram super bem tons de loiro quente, mais amarelos ou dourados. A claridade é uma das características da estação. Por isso, aqui é mais fácil conseguirmos clarear os fios das clientes sem provocar grandes alterações no contraste. Mas, cada caso é um caso, ok?
O ruivo será mais alaranjado, bastante intenso e vibrante. Os grisalhos puxam mais para o amarelado e requerem cuidados especiais, como hidratação e uso de tonalizantes ou shampoo cinza, mas costumam harmonizar super bem. Principalmente por ser uma estação clara e de contrastes mais baixos.
O Outono é quente, escuro e suave. Nos cabelos, temos principalmente tons intermediários a escuros. No Outono Suave, podemos encontrar cabelos um pouco mais claros.
Eles terão fundo amarelado, dourado ou acobreado. O loiro será quente, portanto, mais amarelado do que acinzentado. Nos ruivos, teremos tons mais fechados e escuros, porém com um alaranjado bem marcante.
Os grisalhos aqui também serão mais amarelados. Uma atenção especial ao clarear os fios, seja na transição do cabelo colorido para o grisalho ou com luzes e mechas, pois esta é uma estação de DNA escuro e contraste um pouco mais alto. Mas nunca se esqueça do mais importante: o desejo de imagem!
Agora, você já sabe como são os cabelos de cada estação e pode fazer escolhas mais assertivas seja para você mesma ou para os seus clientes.
No entanto, essas são orientações baseadas APENAS no fator “cor e coloração pessoal”. O elemento mais importante de todos é o desejo de imagem da cliente.
Se ela não se sentir bem com os cabelos nas cores da cartela, faça as sugestões e adaptações que julgar necessárias para a beleza dela, seu momento de vida, personalidade e estilo.
Animado para usar todo o conhecimento e testar uma nova cor nos seus cabelos?
Luciana Urilch Especialista em Cores Colunista da Ana Maria Digital