Vídeos de "Três amigas solteiras com missão de viver romances de verão" foram gravados em Caraíva, no Sul da Bahia
Publicado em 11/01/2024, às 21h11 - Atualizado em 15/01/2024, às 10h43
Entidades que representam empresários e moradores de Caraíva, vilarejo distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia, demonstraram indignação pública à nova campanha do Grupo Boticário, intitulada "Floratta Romances de Verão - Intensas em Caraíva", nesta quinta-feira (11).
Os vídeos mostram as influenciadoras Duda Riedel, Julia Tedesco e Laura Brito como três amigas solteiras, chamadas de Floratta Girls, em busca de um amor de verão. Aparentemente, trata-se do primeiro material de uma série.
Após a manifestação, os conteúdos da campanha, postados nos perfis de Instagram e TikTok da marca e das influenciadoras, foram retirados do ar. Procurada pela colunista, a assessoria de imprensa do Grupo Boticário enviou uma nota oficial, ressaltando que a empresa admira e respeita as belezas naturais de Caraíva. "Lamentamos o desconforto causado aos membros da comunidade durante nossa
passagem pelo vilarejo e que não representam o que acreditamos e construímos em nossas relações e comunicações", ressaltaram.
Além disso, afirmaram estarem tratando o tema com a devida atenção e prioridade: "Em respeito, as publicações foram removidas de nossas redes sociais. Reforçamos nosso comprometimento, ética, transparência e responsabilidade socioambiental, que norteiam nossas frentes de atuação
nesses mais de 46 anos de história."
Em nota de repúdio, representantes do Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva (CCAC) e da Associação dos Nativos de Caraíva (ANAC) solicitaram "a suspensão imediata da ação em Caraíva, a retirada das mídias de toda que qualquer divulgação deste evento e, aos órgãos responsáveis Instituto Chico Mendes (ICMBIO), Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, as medidas cabíveis conforme legislação vigente, com aplicação de multa e todas as responsabilidades legais envolvidas às pessoas da organização e diretoria do Grupo Boticário".
Isso porque a campanha estaria "utilizando nome e belezas naturais sem nenhum propósito, além de depreciar a imagem do local".
Procurado pela reportagem, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) informou estar apurando o caso, pois tem a intenção de "solicitar esclarecimentos à empresa responsável". A assessoria de imprensa do órgão ressaltou ainda que, caso alguma irregularidade seja comprovada, o Instituto irá atuar nos termos do Artigo 88 do Decreto 6.514 de 2008.
"Estamos dentro de duas unidades de conservação federal, o Parque Nacional Histórico Monte Pascal e a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau. Por isso, a norma do ICMBio deve ser respeitada: para veiculação, evento ou atividade comercial dentro da unidade com impacto na nossa população tradicional é necessário consulta e autorização prévia da comunidade nativa. Nenhum órgão, até mesmo prefeitura, sobrepõe-se a essa autonomia da comunidade", explica Lucas Borges, presidente da ANAC.
"Esse reality, como estão chamando, chegou no nada, ninguém sabia disso. A gente vive do turismo e essa campanha fomenta algo que não queremos. Procuramos e defendemos um turismo consciente e mais responsável", complementa Tatiana Paixão, proprietária da hospedagem Casa de Paixão Caraíva e conselheira municipal de desenvolvimento e turismo do município.
Veja Nota de Repúdio na íntegra:
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Paty Moraes Nobre é jornalista há 22 anos e com especialização em turismo e gastronomia. Atuou em empresas como Portal iG, Jovem Pan, UOL, Editora Globo e Revista IstoÉ. Nômade digital, a colunista compartilha suas experiências em seu perfil de Instagram (@patymoraesnobre), onde está à disposição para conversar com os leitores.