AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Loucura para os que estão se perdendo, salvação para os que creem em Deus!

Ontem celebramos o dia da Exaltação da Santa Cruz, em que glorificamos o Amor que Deus manifestou ao morrer na Cruz; confira a coluna de Pe. Marcelo

Padre Marcelo Rossi, colunista de AnaMaria Publicado em 15/09/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Amados, um abençoado domingo e uma iluminada semana a todos vocês. Ontem a igreja celebrou o dia de exaltação a Santa Cruz.

Diz a primeira carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 1, versículos 18-21: "De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois as Escrituras dizem: Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos. Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura. Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que creem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de louca”.

A festa de Exaltação da Santa Cruz tem sua origem no ano de 335, em Jerusalém. Após Helena, que era mãe do imperador Constantino, descobrir as relíquias da cruz de Cristo. Haviam sido erguidas duas igrejas por Constantino, uma sobre o Gólgota, chamada Igreja do Martírio e outra próxima ao Santo Sepulcro, a Igreja da Ressurreição.

No ano de 614, travou-se uma guerra entre Persas e Romanos, que perderam a batalha. Na ocasião foram levados tesouros da cidade, entre eles a Cruz de Jesus. O imperador romano propôs um pacto de paz, que não foi aceito e uma nova batalha aconteceu, desta vez a luta foi ganha e a cruz foi levada de volta à Jerusalém.

Segundo o Papa Francisco, o dia da Exaltação da Santa Cruz, não serve para glorificar a crueldade da Cruz, mas o Amor que Deus manifestou aos homens ao aceitar morrer na Cruz.

A palavra de Deus mostra os valores invertidos que vemos sendo exaltados hoje em dia, enquanto nós, que defendemos a pura mensagem de Cristo, somos muitas vezes julgados e desprezados. Existe uma mensagem que acho incrível e inclusive já compartilhei em minhas redes sociais que diz: “Certa vez me perguntaram por que você trata bem até aqueles que são falsos e te tratam mal? A resposta foi simples e direta: Porque o mal não está em mim”.

Portanto Amados, vamos ampliar ainda mais a nossa Fé na salvação que está em Jesus, a loucura para os que são do mundo é a glória para os que sabem que Jesus é a verdade, o caminho e a vida. Boa semana, Deus os abençoe!

Pe. Marcelo Rossi

MOMENTO DA ORAÇÃO – ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO

Deus Todo Poderoso, que sofrestes a morte sobre a madeira sagrada, por todos os nossos pecados esteja sempre comigo.
Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei de nós.
Santa Cruz de Jesus Cristo, seja minha esperança.
Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim todas as armas cortantes.
Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai sobre mim todo o bem.
Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo o mal.
Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que eu siga o caminho da salvação.
Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos incidentes corporais e temporais.
Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que os espíritos malignos se afastem de mim, conduzindo-me a Jesus e à vida eterna. Por todos os séculos dos séculos. Amém!

TURISMO CATÓLICO – Basílica da Santa Cruz de Jerusalém, Roma, Itália

Hoje destacamos a basílica da Santa Cruz de Jerusalém, que fica em Roma, na Itália, e é mundialmente famosa por abrigar as relíquias da Paixão de Cristo, trazidas da Terra Santa para Roma em 326 pela imperatriz Helena, mãe do imperador Constantino.

Além das relíquias, acredita-se que ela trouxe um navio cheio de terra, colhida dos lugares sagrados que passou em Jerusalém. E a terra foi depositada no solo do piso de um palácio que futuramente se tornaria a Capela de Santa Helena.

Foi consagrada um ano antes da chegada de Helena, justamente para abrigar as relíquias da Paixão de Cristo. Passou por diversas restaurações e reconstruções. As relíquias que lá estão são: a tábua colocada sobre a cruz de Jesus, três fragmentos da cruz, dois espinhos da Coroa, um prego.

TURISMO CATÓLICO – Basílica da Santa Cruz de Jerusalém, em Roma, na Itália
TURISMO CATÓLICO – Basílica da Santa Cruz de Jerusalém, em Roma, na Itália

Leia mais:

Maria, mãe de Deus, rogai por todos nós!

Jesus protege as nossas mentes!

Sejamos felizes com Deus!

Vamos nos esvaziar de nós, para que Jesus nos preencha!