Em entrevista exclusiva, Henrique Sganzerla conta sobre a construção de Thomas Farah
O ator Henrique Sganzerla, que dá vida ao personagem Thomas Farah na novela “A Caverna Encantada” do SBT, contou com exclusividade sobre o processo de construção de um adolescente antissocial, de poucas palavras e com uma dinâmica complicada com os outros personagens da trama. Thomas é funcionário da “Lolipopus”, onde mantém uma relação unilateral de amizade com Goma Behr, que o trata como um amigo próximo, mas não tem sua reciprocidade.
A construção de Thomas Farah
Sganzerla revela que a criação de Thomas exigiu uma busca por experiências pessoais e por momentos comuns da adolescência. “Quando recebi o personagem, achei muito difícil, porque ele é completamente oposto a mim. Para construí-lo, me inspirei em mim mesmo na pré-adolescência, quando reclamava de tudo e queria ficar só na minha”, compartilha o ator. A construção de um jovem antissocial, que responde apenas o necessário e com pouco interesse, foi um desafio para o ator, que é conhecido por sua versatilidade e carisma.
A relação entre Thomas e Goma Behr
Uma das dinâmicas mais interessantes do personagem é sua relação com Goma Behr, marcada pela ausência de reciprocidade. “O Goma é a criança da relação, sempre animado e carismático, enquanto o Thomas é impaciente e pouco demonstra afeto. Mas, para mim, eles se completam. O que falta em um, o outro tem de sobra”, reflete Henrique, ao explicar o equilíbrio que essa dupla proporciona à trama.
Comunicação através do silêncio
O personagem de Henrique Sganzerla, embora tenha falas mínimas, comunica muito por meio de expressões corporais. “Eu imagino o que o Thomas diria em certas situações e tento transmitir aquilo pelo olhar, pelas expressões, sem precisar da fala”, diz o ator. Para ele, a ausência de diálogos extensos no personagem exigiu um trabalho meticuloso para fazer com que o público entenda os sentimentos do jovem.
O desafio de interpretar um personagem reservado
Interpretar um adolescente com uma personalidade tão diferente da sua foi um grande desafio para o ator. “É muito difícil atuar como alguém que não se expressa muito e é considerado chato pelas pessoas ao redor. Eu sou o oposto do Thomas, gosto de ter várias coisas para fazer e me sinto mais produtivo quando tenho um dia cheio de atividades”, afirma Henrique.
A mensagem de Thomas Farah para os jovens
O ator acredita que Thomas traz uma mensagem importante para os jovens que podem se identificar com o comportamento mais reservado do personagem. “Tudo bem querer ficar na sua, tentar entender o que você gosta e quem você é. A única coisa que não é legal é ser ríspido e mal-educado com os outros, porque eles não são culpados por estarmos assim”, conclui Sganzerla, deixando uma reflexão sobre o respeito nas relações interpessoais.
Henrique Sganzerla continua encantando o público com sua atuação em “A Caverna Encantada”, mostrando que, mesmo com poucas palavras, é possível construir personagens marcantes e cheios de nuances.