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Comunicação assertiva: veja as 5 principais dicas para a vida real

O sucesso de sua comunicação é passar a mensagem de forma clara e assertiva

Bianca Vilela
por Bianca Vilela

Publicado em 13/07/2023, às 13h51 - Atualizado às 13h52

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Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? Seguindo nossa sequência de conteúdos com Caetano Tona (@caetanotona), que é preparador, organizador e curador dos grandes eventos TedX Guarulhos, essa semana daremos dicas de comunicação assertiva. No total, serão três vídeos contendo informações incríveis. Este aqui é o segundo e, se você ainda não acessou o primeiro, corra para não perder nenhum detalhe!

Mas, afinal, o que é o TedX? Este evento se refere ao programa que auxilia voluntários a organizarem o seu próprio evento local e independente, com o intuito de compartilhar ideias e inspirar pessoas de forma regional, no modelo internacional de conferência TED. São palestras rápidas, de aproximadamente 15 minutos, mas capazes de mexer com a plateia. E o segredo está no pragmatismo do palestrante, o qual é capaz de passar sua ideia de forma clara e concisa. 

Segundo Caetano, a comunicação tem como resultado a nossa capacidade de criação. O tema, inclusive, vem se tornando cada vez mais um diferencial, tanto no lado pessoal, quanto profissional. Pensando em um líder empresarial, por exemplo, a objetividade e a capacidade de transmitir a sua ideia são imprescindíveis.

Exatamente por isso, e com a ajuda de Caetano, separamos 5 dicas preciosas. Confira!

  1. Ter uma ideia: qual a sua ideia central? Este deve ser seu pontapé inicial, pois nada começará sem que você tenha esta clareza. Isso também serve para uma conversa informal com a família. Assim, estabeleça a sua linha de raciocínio.
  2. Qual é o seu público? Será que você está falando para as pessoas certas? Isso pode mudar ao longo do tempo e, por isso, existe a necessidade de você constantemente se reavaliar. As redes sociais nos ensinam a nadar conforme a maré, se saindo melhor quem estiver atento.
  3. Crie um roteiro, que tenha você e o seu DNA: Não terceirize! Saiba o exato motivo de você estar falando sobre isso. Então, qual é a sua experiência, propósito e relação com o assunto? Seja transparente e verdadeiro com o seu público, afinal, eles conseguem perceber quando não estamos sendo verdadeiros.
  4. Cuidado com Fake News: Cheque a veracidade do que você está falando! Constantemente vemos, inclusive em grandes mídias, dados e notícias falsas ou obsoletas. Por isso, esteja de olho na veracidade dos seus apontamentos. Este tema tem total relação com a sua credibilidade.
  5. Fuja de improvisos: Esteja preparado e não deposite toda a sua confiança no improviso. Sabe aquela expressão “se virar nos 30"? Isso nem sempre dá certo. Lógico que não podemos excluí-los, mas use-os com moderação.

Que tal abordar o tema com seus colegas de trabalho? Este é, certamente, um tema de interesse de todos, para que o grupo tenha êxito na comunicação. Assista, no vídeo acima, a entrevista completa com a nossa apresentadora Bianca Vilela (@biancavilelaoficial). A gente se vê na próxima semana!