Quer tornar a ida ao mercado mais inteligente? Veja as dicas que podem até te ajudar a perder peso - Unsplash/Marjan Blan
FOCADA NA DIETA

Está de dieta? Entenda como ida ao mercado pode ajudar a perder peso

Saiba como uma ida ao mercado planejada pode ser sua aliada para perder peso e na alimentação saudável! Veja as dicas para se manter focada na dieta!

Redação Publicado em 15/10/2024, às 20h30

Criar uma estratégia para suas compras no supermercado é fundamental para reduzir o desperdício, economizar e, claro, ter uma alimentação mais saudável. Quando planejamos nossa ida ao mercado, conseguimos manter a dieta em dia e evitar aqueles gastos desnecessários. Veja como ida ao mercado pode ajudar a perder peso!

Vale destacar que questões emocionais, como ansiedade e estresse, podem impactar suas escolhas alimentares. Trabalhar o autoconhecimento com um profissional de saúde mental pode ser muito benéfico. Técnicas como meditação e yoga também ajudam a manter o equilíbrio.

Fiel à dieta: a ida ao mercado como aliada na perda de peso

Manter o foco na dieta pode ser um desafio, mas com algumas estratégias práticas, você pode facilitar esse processo. Não errar nas compras é um dos caminhos para isso. Confira a seguir algumas sugestões de tornar uma ida ao mercado sua aliada no processo de perder peso.

Faça uma lista

Antes de sair, verifique o que você já tem na despensa e na geladeira. Anote no papel ou no celular tudo que precisa comprar. Isso ajuda a levar apenas o necessário e evita aqueles gastos por impulso.

Planeje as refeições

Elabore um cardápio semanal, incluindo café da manhã, almoço, jantar e lanches. Anote na lista de compras os ingredientes que você vai precisar. Isso mantém sua ida ao mercado ainda mais direcionada.

Nunca vá ao mercado com fome

Essa é uma armadilha clássica! Quando estamos com fome, é fácil encher o carrinho com produtos desnecessários e pouco saudáveis, como doces e salgadinhos.

Use dinheiro em espécie

Pagar em dinheiro ajuda a controlar os gastos e evita compras impulsivas. O cartão de crédito pode ser traiçoeiro, e se você não tiver um bom controle, pode acabar se perdendo nas contas.

Compre alimentos da estação

Eles costumam ter melhor preço, aparência e sabor. Além disso, os alimentos da estação são geralmente cultivados de forma mais natural, sem a necessidade de muitos produtos químicos.

Para perder peso e economizar, prefira alimentos naturais e da estação - Unsplash/Jordan Madrid

 

Fuja dos ultraprocessados

Evite levar para casa produtos como biscoitos, refrigerantes e embutidos. O consumo frequente desses itens está ligado ao ganho de peso e a várias doenças.

Deixe as crianças em casa

Elas podem influenciar suas compras. Um estudo de 2023 revelou que muitos pais são impactados pelas escolhas dos filhos, então, se puder, opte por ir ao mercado sozinha.

Inspecione o rótulo com atenção

O primeiro ingrediente listado é o que predomina no produto. Se for açúcar ou gordura saturada, talvez seja hora de reconsiderar a compra. Fique atenta a nomes estranhos, que podem indicar alimentos ultraprocessados.

Não se baseie em marcas ou propagandas

Lembre-se de que embalagens coloridas e ofertas nem sempre significam uma escolha saudável. Evite comprar por impulso.

Priorize frutas, verduras e legumes

Comece suas compras por esses alimentos. Quanto mais frescos e naturais, melhor! Se precisar comprar produtos embalados, opte por grãos, hortaliças cortadas e carnes resfriadas.

Com essas dicas em mente, sua ida ao mercado pode se tornar uma poderosa aliada na sua jornada para perder peso e ter uma alimentação saudável!

Leia também:

Três dicas para manter uma dieta rica e se alimentar melhor

Reeducação alimentar para emagrecer: você precisa pensar mais do que apenas a dieta

Cultura da dieta: saiba como fazer as pazes com a alimentação

dieta alimentação perder peso Economia alimentação saudável dicas compras

Leia também

Diagnóstico de autismo em adultos é mais complicado; entenda como funciona


Sem resultados? Saiba motivos que sabotam alimentação no trabalho


O que é porfiria aguda intermitente? Doença rara tirou a vida de Maria Clara Sabóia


Shape invejável aos 80 anos: o segredo do casal que viralizou nas redes sociais


Bruxismo: mitos e verdades sobre o ranger de dentes


Superidosos: como é o cérebro de pessoas de 80 anos com memória 30 anos mais jovem?