Dr. Rey foi diagnosticado com câncer de próstata - Lourival Ribeiro/SBT
Veja!

Dr. Rey revela câncer de próstata: saiba sintomas, tratamentos e prevenção da doença

Dr. Rey, que evitou os exames de rotina por tabu, foi diagnosticado com um tumor de 13 centímetros; entenda a importância do diagnóstico precoce

Marina Borges Publicado em 17/10/2024, às 17h30

O renomado cirurgião plástico Dr. Rey surpreendeu o público ao revelar, durante uma entrevista no programa 'The Noite', do SBT, que enfrentou um câncer de próstata. A notícia, divulgada na última quarta-feira (16), gerou grande repercussão nas redes sociais e trouxe à tona a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença.

O médico, conhecido por sua franqueza e bom humor, relatou que inicialmente evitou realizar os exames de rotina para detectar o câncer de próstata. No entanto, por conta de sua idade, seu médico o aconselhou a fazer o exame. Resistindo ao exame do toque retal, Dr. Rey decidiu realizar uma tomografia, que revelou um tumor de 13 centímetros em sua próstata.

A seguir, AnaMaria aborda tudo sobre a doença e ressalta a importância dos homens fazerem os exames de rotina, como o de toque retal, a partir dos 50 anos.

Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata é um tumor maligno que se desenvolve na próstata, uma glândula do sistema reprodutivo masculino. É um dos tipos de câncer mais comuns em homens, especialmente após os 50 anos. Nos estágios iniciais, a doença geralmente não apresenta sintomas — por isso a importância de fazer os exames de rotina. No entanto, à medida que o câncer avança, os sinais podem incluir:

Problemas relacionados ao ato de urinar podem indicar câncer de próstata - Foto: Freepik/krakenimages.com

 

É importante ressaltar que nem todos os homens com câncer de próstata apresentam sintomas e que outros problemas de saúde também podem causar sintomas semelhantes.

Fatores de risco

Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata, como:

Diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio de exames como o toque retal, o exame de PSA (antígeno prostático específico) e a biópsia. O tratamento dependerá do estágio da doença e pode incluir:

A importância da prevenção

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura do câncer de próstata. Por isso, é importante que os homens a partir dos 50 anos realizem exames de rotina, como o toque retal e o exame de PSA, mesmo que não apresentem sintomas.

O caso do Dr. Rey serve como um alerta para a importância de cuidar da saúde e realizar os exames preventivos regularmente, sendo fundamental quebrar o tabu em torno do assunto e buscar informações sobre o câncer de próstata para garantir uma vida mais saudável e longeva. 

Leia também:

Câncer de próstata: nova descoberta pode influenciar diretamente o tratamento da doença

‘Venci o câncer de próstata’: eles contam como exames de rotina salvaram sua vidas

câncer de próstata dr. rey exame de toque retal diagnóstico câncer de próstata sintomas câncer de próstata tratamento câncer de próstata prevenção câncer de próstata

Leia também

Lentes de contato: conheça técnica usada por Virgínia para renovar sorriso


HIV em transplantados: conheça os impactos causados pela transmissão para toda a vida


Herpes Zoster: o que é, sintomas, tratamentos e vacina


Pensou em comer ovos de tênia para emagrecer? Cuidado!


Depressão ou menstruação? Entenda a disforia pré-menstrual, que afeta humor e gera confusão


Grávida, Sabrina Sato desfilará no Carnaval 2025; veja cuidados necessários