Vídeo de noiva dizendo “não” em seu casamento viralizou, mas o resultado não foi o esperado
Publicado em 13/02/2023, às 16h50 - Atualizado em 14/02/2023, às 09h42
O vídeo de uma noiva dizendo “não” de brincadeira na hora de se casar com seu noivo no cartório viralizou na internet nos últimos dias. Isso porque a tentativa de descontrair o clima na ocasião não atingiu o objetivo esperado. Apesar de ter arrancado risada dos convidados, quem riu por último, com certeza, não foi o casal.
O que era para ser uma simples brincadeira se tornou uma grande dor de cabeça para os noivos, pois o juiz de paz se recusou a realizar o selamento da união dos dois naquele dia, cancelando a cerimônia.
No vídeo divulgado nas redes sociais, a noiva diz “não”, mas logo na sequência fala “sim”, deixando claro que era uma brincadeira. No entanto, neste momento, o juiz explica que não é para se brincar e que, portanto, não poderia prosseguir com o casamento. “Não pode fazer isso, não tem desculpa. É sério, não pode fazer isso”, disse ele.
mano isso aqui é serio ?????? 👀 pic.twitter.com/KLqaMo2yjz
— riscardo (@ricardoleonne) February 11, 2023
Mas, afinal, por que o juiz de paz não pôde seguir com a cerimônia? Conforme o artigo 1.514 do Código Civil, a manifestação de vontade no casamento é um ato solene e, como a moça disse “não” em um primeiro momento, o profissional agiu de forma correta ao cancelar a união.
O momento do “sim” é um ato solene que não permite retratação. Quando há manifestação de vontade em sentido contrário, o casamento deve ser imediatamente suspenso, como aconteceu no caso do vídeo que viralizou.
Vale mencionar ainda que não é permitido haver a retratação no mesmo dia. Por isso, ao final do vídeo, é possível perceber que o juiz de paz adia o casamento para dali uma semana.
O portal UOL descobriu mais detalhes da história do casal, que estava se casando em um cartório no Campo Limpo, bairro de São Paulo (SP), no ano de 2016. Quem compartilhou o vídeo, até com a intenção de alertar as pessoas, foi o próprio noivo, Vanildo Vieira, hoje com 38 anos.
Ele contou que, após insistirem muito, o juiz de paz até concordou em celebrar o casamento no mesmo dia, mas os dois precisaram deixar todos os outros casais do dia passarem na frente, e tiveram que aguardar cerca de duas horas. Os dois continuam juntos até hoje e, agora, têm uma filha de dois anos e meio.