AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Dica de ouro

Cinco dicas para acertar no 'Dia do Churrasqueiro'

Confira algumas dicas para agradar os amantes de carne no 'Dia do Churrasqueiro'

Da Redação Publicado em 30/09/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira cinco dicas de ouro para acertar no churrasco - IStock
Confira cinco dicas de ouro para acertar no churrasco - IStock

Seja profissional ou "piloto" apenas em datas especiais, os churrasqueiros também tem seu dia especial, celebrado nesta segunda-feira (30).

Para celebrar a data, AnaMaria Digital conversou com o pessoal da Montana Grill e separou cinco dicas para agradar os amantes de carne.

1- ORGANIZE A COZINHA ANTES

Para começar, separe e organize os materiais necessários, como utensílios, alimentos e tempero, evitando possíveis empecilhos. Tenha um espaço livre próximo à churrasqueira e tome o cuidado de limitar a circulação de pessoas por perto.

2- CONHEÇA OS TIPOS DE CORTE E TENHA PACIÊNCIA

Um dos principais requisitos para ser um bom churrasqueiro é ter paciência. Isso porque cada carne tem um tempo correto para chegar ao ponto. Exemplos comuns são a picanha e o contrafilé, que devem ir à churrasqueira cortados em pedaços. Porém, não devem ser finos, ficando com espessura de três centímetros. Já a costela e o cupim são peças assadas inteiras e ficam prontas em até três horas. Tais cortes ficam ainda mais deliciosos quando servidos ao ponto, já que estarão mais macios, prontos para agradar até o paladar mais requintado.

3- CAPRICHE NO BÁSICO

Linguiça e frango não podem faltar na hora de assar uma carne. Para a primeira, o recomendado é que seja assada inteira, ou seja, nada de cortar ao meio para ficar pronta mais rápido. O frango jamais deve ser servido fora do preparo correto, que é “do ponto para mais”. Mas atenção: deixá-lo por mais tempo no fogo não quer dizer deixar esturricar: um frango seco é um frango perdido.

4- DIVIDA O ESPAÇO

Mesmo que você tenha uma churrasqueira pequena, faça uma divisão: de um lado coloque brasas mais intensas para carnes que assam mais rápido. Assim, a mesa estará sempre abastecida e os convidados preparados para as estrelas do churrasco: a picanha e o cupim, que devem ocupar o outro lado do grill por levarem mais tempo para assar.

5- CUIDADO COM A ÁGUA

Uma atitude muito comum em churrascos é molhar a brasa para conter algum “fogo rebelde”. Saiba que isso é um erro que pode condenar a qualidade da sua carne. Para baixar as chamas agitadas e evitar que os assados queimem, basta levantar a grelha ou mover as carnes para fora do fogo.