Gostou da Meta AI, mas ainda não tem no seu celular? Veja porque isso ocorre e como implementar a nova tecnologia no seu WhatsApp com AnaMaria
A inteligência artificial da Meta, chamada Meta AI, começou a ser disponibilizada no Brasil para uma parcela dos usuários do WhatsApp. O lançamento da nova ferramenta ocorreu no início de outubro, mas há relatos de pessoas que ainda não conseguiram acessar a nova tecnologia.
A seguir, AnaMaria mostra as possíveis razões para a indisponibilidade da Meta AI no seu WhatsApp e o que você pode tentar para acessar o recurso — confira:
A Meta informou que o lançamento da Meta AI no WhatsApp está ocorrendo de forma gradual, sem uma data exata para a implementação total entre os usuários. Isso significa que o acesso à ferramenta não é simultâneo para todos, e alguns usuários podem ter que aguardar mais tempo.
Meta AI Whatsapp: como tirar? Veja essa e outras dúvidas
Assim que a Meta AI estiver ativa em seu aplicativo, você poderá localizá-la no ícone da barra de pesquisa do WhatsApp, identificado por um círculo com as cores azul e roxo. Clicando nesse ícone, você abrirá uma conversa direta com a inteligência artificial.
Para tentar acessar à Meta AI, é preciso ter a versão mais recente do WhatsApp instalado no seu celular. Caso o aplicativo esteja atualizado e, ainda assim, não apareça no dispositivo, será preciso aguardar alguns dias ou semanas para que a ferramenta seja disponibilizada.
Mas nada de pânico: como já explicamos, a empresa afirmou que a liberação do recurso está sendo feita de forma gradual. Enquanto isso, você pode tentar acessar a Meta AI pelo site da Meta.
A Meta AI funciona de maneira similar a outras IAs generativas, como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini do Google, respondendo a perguntas e fornecendo informações sobre uma ampla gama de assuntos. Suas funções incluem criar conteúdos criativos, como textos, traduções e roteiros, e até gerar imagens com base em descrições textuais, recurso disponível sob o comando “Imagine”.
Além do WhatsApp, a Meta AI também está integrada a outras plataformas da empresa, como Instagram e Facebook. No Instagram, a IA pode ser acessada através das mensagens diretas (DMs) e das ferramentas de busca. No Facebook, ela está disponível em mensagens diretas, buscas e até no feed de notícias.
Entre as principais utilidades da Meta AI estão sugestões de respostas para mensagens e comentários, recomendações personalizadas de restaurantes, lugares para visitar e produtos, além de capacidade para resumir textos e conversas.
A ferramenta também pode traduzir idiomas em tempo real, criar testes de múltipla escolha, oferecer ideias de decoração e design e fornecer informações adicionais sobre postagens no feed do Facebook.
Habilidades em IA podem entrar no currículo? Veja como se destacar no mercado de trabalho
Segundo a Meta, a Meta AI foi projetada com foco na segurança e privacidade dos usuários. A empresa assegura que as conversas são criptografadas e que os dados compartilhados não serão utilizados para publicidade ou quaisquer outros fins sem autorização.
Contudo, especialistas ainda demonstram preocupação com a privacidade, especialmente quanto ao uso de dados para treinar a inteligência artificial. Além disso, a Meta AI pode apresentar falhas, uma vez que ainda está em fase experimental.
Leia também:
Inteligência artificial: mãe processa big techs após jovem se suicidar por amor a IA
Sem cobranças ou publicidade: como o WhatsApp ganha dinheiro?