Tonico (Alexandre Nero) está em busca do assassino de seu pai, Coronel Ambrósio (Roberto Bonfim), e não vai descansar enquanto não encontrar o criminoso. Entretanto, mesmo sem ter visto a tragédia, ele acredita que o culpado é Jorge (Michel Gomes), um ex-escravo que, na verdade, é seu irmão.
O jovem, inclusive, correrá perigo ao ser flagrado por Tonico quando estiver na carruagem de Luísa, a condessa de Barral (Mariana Ximenes), indo em direção ao Rio de Janeiro. É que o rapaz pretende procurar por sua irmã desaparecida na capital.
Ao se deparar com a carruagem, Tonico revistará tudo em busca do ‘fugitivo’. “E esse aí? Não lembro dele de sua senzala, condessa. Por acaso se chama Jorge?”, questionará o homem.
Esperta, a condessa logo dará um jeito na situação. Apesar de tensa com o interrogatório, ela logo mostrará ao vilão um documento falso e afirmará que Jorge se chama Samuel.
“Este é o Samuel. Está conosco há muitos anos. Foi alforriado pelo meu pai, mas preferiu continuar trabalhando no nosso engenho.”, dirá.