AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / POLÊMICA

Sustentável e artesanal, uniformes do Time Brasil para as Olimpíadas são alvos de piada

Apesar da representividade e tradição das bordadeiras do RN, roupas desagradaram e foram criticadas

Ana Mota
por Ana Mota

Publicado em 19/04/2024, às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uniformes do Time Brasil para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris - Divulgação
Uniformes do Time Brasil para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris - Divulgação

Nesta semana, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou os uniformes do Time Brasil para a viagem e cerimônia de abertura das Olímpiadas de Paris, que acontece no dia 26 de julho. Entretanto, a repercussão nas redes sociais não foi das melhores. Isso porque desagradou diversos internautas, que fizeram suas críticas e até mesmo piadas com as roupas.

Os looks foram desenhados e produzidos pela Riachuelo e têm a mesma base: chinelo Havaianas, blusa listrada breton nas cores verde e amarelo e uma jaqueta bordada. Para as mulheres, o complemento é uma saia midi branca, enquanto para os homens é uma calça também branca.

Apesar da suposta simplicidade à primeira vista, os uniformes do Time Brasil foram pensados para traduzir "o que há de melhor no Brasil", como declara Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB, à AnaMaria.

Segundo Cathyelle Schroeder, diretora de marketing e Comunicação da Riachuelo, as peças foram desenhas para irem além de "um uniforme esportivo ou um traje excessivamente sério".

Com isso, os uniformes do Time Brasilexploram a fauna e a flora do país, e ilustram a força da biodiversidade brasileira. A cartela de cores das camisetas faz alusão a bandeira do Brasil, com as tonalidades de verde, azul e amarelo. Já a modelagem foi pensada especialmente para proporcionar elegância, apostando em cortes finos e modernos, que valorizam os traços dos atletas.

TRADIÇÃO ESTAMPADA

O toque de tradição ficou estampado nas jaquetas jeans. Elas foram bordadas, uma a uma, pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, cidade situada no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma iniciativa para fortalecer a economia local e a força feminina da região.

O bordado, feito inteiramente à mão, reflete a habilidade e qualidade artesanal do país, diferenciando as peças de forma que nenhuma se iguala a qualquer outra. Ou seja, elas podem ter um tucano, uma arara ou uma onça. Todas são exclusivas e únicas em suas linhas e técnicas.

Croquis dos uniformes do Time Brasil
Croquis dos uniformes do Time Brasil para as Olimpíadas de Paris - Divulgação

SEGUINDO O SELO DE SUSTENTABILIDADE

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou que esta será a Olímpiada mais sustentável da história. Para seguir na linha ambiental, os uniformes do Time Brasil foram feitos a partir de tecidos reciclados e desfibrados, traduzindo uma consciêntização sobre a moda circular.

“Para a produção dos uniformes, adotamos medidas que já executamos naturalmente em nossa cadeia produtiva, como a redução de até 70% de água nos processos de lavagem através do ozônio, somado ao uso de matérias-primas naturais para pigmentação, o uso de energia renovável e o uso do processo da desfibragem de tecido, reaproveitando resíduos têxteis da nossa própria fábrica para essas confecções”, explica Cathyelle à AnaMaria.

DESAGRAGOU...

Assim que as primeiras imagens dos uniformes do Time Brasil foram divulgadas, as críticas já começaram a aparecer nas redes sociais. Diversos internautas se mostraram insatisfeitos com as peças e até mesmo compararam com as roupas de outros países, como Estados Unidos, Itália e Cuba, que foram desenhas por grifes de luxo. Veja a seguir a repercussão:

Segundo a Riachuelo, os atletas terão disponíveis algumas outras escolhas na hora de montar os looks. No entanto, as peças-base serão as mesmas.

Leia mais:

Jeans: veja dicas práticas para compor looks incríveis

Moda popular: como escolher roupas sem experimentar