AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / CURINGA

Looks com blazer: aprenda a usar essa peça-chave do guarda-roupas

Essa peça é curinga para o armário de qualquer mulher e, por isso, uma consultora deu dicas de como montar looks com blazer para o seu dia a dia

Looks com blazer: essa pode ser a peça curinga do seu guarda-roupas - Reprodução/Pinterest
Looks com blazer: essa pode ser a peça curinga do seu guarda-roupas - Reprodução/Pinterest

Algumas peças curingas podem fazer a diferença em qualquer guarda-roupas. Diretamente dos armários masculinos, o blazer tem ganhado cada vez mais o público feminino, mostrando sua versatilidade com qualquer peça e para qualquer ocasião. Afinal, você sabe montar looks com blazer?

Não dá para negar que o blazer é uma dos itens mais modernos, sofisticados e atemporais de um guarda-roupas. Antes, ele era um item considerado de uso exclusivo dos homens e dos ambientes corporativos. Mas, isso mudou. Assim como a moda, a peça inovou e virou um dos queridinhos das mulheres, com potencial para ir a qualquer compromisso. Se você ainda não deu uma chance para ele, talvez este seja o momento.

"O blazer é muito versátil e tem o poder de trazer elegância para o look. O que vai mudar é que a pessoa pode alinhar o modelo ou caimento do blazer com o caimento dela, o jeito dela de ser. Ou seja, a personalidade e o estilo é que vão ditar qual que é o melhor blazer para cada mulher. Mas de qualquer forma, o blazer tem o poder de trazer elegância para o look, seja numa roupa formal ou uma roupa totalmente casual", diz Daniele Sachetti, neuroconsultora de imagem, à AnaMaria.

Como compor looks com blazer?

Se você está convencida de que quer aderir looks com blazer no seu dia a dia, deve estar se perguntando por onde começar na hora de escolher a peça ideal. Primeiro é preciso levar em conta que existem vários tipos de blazer, desde os mais justos aos curtos, retos, longos e folgados.

"Tem o blazer mais reto, que é mais boyfriend, visto que é mais “compridinho”, com a linha mais reta. Ele combina com pessoas que têm uma personalidade mais desconectada, visto que ela não vai alinhar o corpo, e sim ser mais solto. Ou seja, tudo que é mais solto reflete o dinamismo e a modernidade de quem veste", diz Daniele.

Já quem tem o estilo mais tradicional deve optar pelos modelos mais alinhados e acinturados no corpo. "A altura fica abaixo da linha do cinto, sendo mais alto no quadril, pois é um blazer mais tradicional. Então, ele tem esse corte mais clássico, mais conservador que era usado antigamente para trabalho. No dia a dia, pessoas que têm essa personalidade mais conservadora vão optar por usar esse modelo", afirma a consultora.

Um terceiro modelo é o blazer cropped, ou seja, aquele que é mais curto. Essa peça passa uma mensagem mais jovial, moderna e estilosa. É ideal para pessoas que são antenadas, atualizadas e descoladas.

"A compra depende muito da pessoa saber quem ela é, qual sua personalidade de fato, onde que ela vai usar esses blazers, como que ela vai combinar os looks e qual é a rotina dela. Com isso, ela vai saber se é um caimento mais acinturado, se é uma modelagem mais ajustada, ou se ela é mais solta, fluída", completa Daniele.

Tipos de blazer: oversized, ajustado e cropped
Tipos de blazer: oversized, ajustado e cropped - Reprodução/Pinterest

Qual o melhor tecido?

Como qualquer outra roupa, a escolha dos tecidos também é importante e também vai respeitar o estilo de cada pessoa. Se é um estilo de vida mais flexível, é melhor optar por tecidos mais leves e maleáveis. Se a pessoa é mais rígida e mais controlada, melhor escolher tecidos mais firmes e mais ajustados.

Os blazers de couro e de lã são mais invernais, indicados para a temporada de frio, afinal, são mais grossos e têm esse potencial de esquentar mais o corpo. Como não é uma peça super quente, no inverno é ideal se atentar ao forro e ao quanto o tecido realmente esquenta.

"Na hora de escolher os tecidos, quanto mais naturais ou com fibras naturais, mais elegantes eles são, porém amassam mais, como o linho. Muita gente não compra blazer de linho porque amassa muito, mas ele se torna ainda mais elegante quando está levemente amassado, pois mostra essa naturalidade do tecido", diz a consultora de imagem.

Outros fios sintéticos, como poliéster, são mais artificiais e passam esse “ar" de menos elegante porque não são naturais.

Qual cor comprar?

Agora que você já sabe sobre os modelos e tecidos de blazer, deve se questionar sobre qual a melhor cor para usar no dia a dia. Isso depende muito da sua cartela de cor. Entretanto, as cores mais certas para fazer combinações são o preto e o bege porque harmonizam mais com outras cores.

"Também tem outros tons neutros que são muito bons de ter, que é o off-white, o cinza, o marrom e o azul marinho. Eles também combinam com muitas cores, aí depende da cartela da pessoa e se ela quer transmitir mais sobriedade ou mais credibilidade, por exemplo. Mas tendo um preto e um bege, a pessoa nunca vai errar e vai sempre servir para várias ocasiões", indica Daniele.

Como usar blazer: invista em cores curingas, que harmonizam com todas as outras cores
Como usar blazer: invista em cores curingas, que harmonizam com todas as outras cores - Reprodução/Pinterest
Blazers coloridos devem seguir a paleta de cores de cada pessoa
Blazers coloridos devem seguir a paleta de cores de cada pessoa - Reprodução/Pinterest

Como usar blazer?

Como Daniele afirmou, a escolha e composição de looks com blazer depende muito do estilo de cada pessoa. Se a intenção é transmitir uma imagem elegante e sofisticada, o ideal é colocá-lo com uma blusa acetinada ou de cetim, além de um sapato loafer. Uma camisa com blazer, por sua vez, passará uma imagem mais clássica e pode ser combinada ainda com um scarpin.

Já os looks casuais com blazer vão bem com camiseta, calça jeans e tênis - sapatilha, bota ou rasteiras também são boas opções. Quem quer transmitir romantismo pode combinar a peça com blusas ou vestidos de renda, poá ou floral.

Dicas extras

Daniele deu algumas dicas extras para quem pretende aderir o blazer no guarda-roupas. Veja a seguir como usar a peça com estilo no dia a dia!

  1. Conheça seu estilo: saiba quem você é e entenda o quanto você é descolada, moderna, conservadora, tradicional ou mais flexível, pois isso vai ser repetido na roupa;
  2. Caimento: preste atenção no caimento da peça e no quanto ela é ajustada. O ideal é comprar o blazer num modelo que você deseja, já no tamanho que ele tem;
  3. Tamanho: não compre modelos com número maior para que o blazer seja mais solto, pois provavelmente o comprimento da manga e a costura em cima do ombro ficarão desalinhados. Também não compre um blazer que seja um número menor para que ele fique mais ajustado. O modelo vai parecer que tá menor e não vai ficar bonito;
  4. Cor neutra: se for comprar seu primeiro blazer, compre um sem estampa e de cor neutra. Preto, cinza ou bege são cores que nunca erram. Deixe os coloridos e estampados para uma segunda opção;
  5. Versatilidade: pense em todos os looks e ocasiões que poderá usar o blazer, de acordo com sua personalidade, estilo de vida e paleta de cores;
  6. Qualidade: invista numa peça de qualidade, de longa duração para que seja usada sempre. O blazer é atemporal e nunca sai de moda;
  7. Lavagem: siga sempre as instruções de lavagem. O blazer demanda mais cuidado para lavar, como também deixar no guarda-roupa dobrado, e tomar esse cuidado é essencial para que ele dure mais.

Leia mais:

De boné a blazer, marca de Sasha Meneghel tem peças de até R$ 3 mil; veja valores

Manual básico da alfaiataria feminina