Liquidificador, mixer e processador: qual a diferença?
Apesar de terem funções similares, o liquidificador, o processador e o mixer são eletrodomésticos com funções e propostas diferentes
Camila Iannicelli Publicado em 12/08/2024, às 18h20
Para construir receitas com agilidade e praticidade é preciso utilizar as ferramentas e utensílios corretos. Porém, a grande quantidade de equipamentos pode ter como problema a falta de espaço. Nesse sentido, aparelhos com mais de uma função podem ser uma boa opção para facilitar os preparos. Aqui estão as diferenças entre o liquidificador, mixer e processador, para saber quando usar cada um:
Liquidificador
Utilizado para triturar, misturar e liquidificar os alimentos, o liquidificador apresenta diferentes níveis de velocidade e é um dos equipamentos mais comuns de uma cozinha. A partir dele podem ser feitos purês, sopas, molhos, massas, principalmente por sua capacidade de homogeneização. Ele é ideal para receitas de maior volume e consistência, porém, o copo de plástico pode absorver o aroma dos ingredientes, sendo uma desvantagem considerável.
Mixer
Para obter mais praticidade, o mixer é um dos queridinhos, sendo uma boa opção para preparos rápidos e em pouca quantidade, como vitaminas, sucos e demais pratos de consistência líquida. Além disso, o item é de fácil limpeza e ocupa menos espaço na cozinha.
Apesar de ter as mesmas funções do liquidificador, o mixer é menos robusto e mais versátil, sendo um produto portátil que, em algumas versões, é capaz até de emulsionar os alimentos. O único ponto negativo é a limitação na potência do motor e na quantidade de ingredientes que podem ser triturados, sendo um elemento ineficaz para receitas muito elaboradas.
Processador
A particularidade do processador é sua capacidade de ralar, moer, fatiar e picar os alimentos ao mesmo tempo. Ele é um item que facilita a rotina na cozinha, sendo indicado para pessoas que buscam fazer receitas com menos esforço.
A principal vantagem desse utensílio é a variedade de cortes e a capacidade de combinar mais de uma função em um único lugar. O aparelho possui lâminas intercambiáveis que realizam movimentos circulares, sendo utilizadas de acordo com o tipo de alimento. No entanto, ele deixa os alimentos mais densos e ocupa mais espaço.
Agora que você sabe a diferença de cada utensílio, confira algumas opções para acrescentar na sua cozinha:
O liquidificador da Mondial possui capacidade de 2,2 litros, potência de 550W e três velocidades + pulsar. Ele vem acompanhado de filtro em inox, jarra com material resistente e apresenta sistema de encaixe rápido e seguro.
Ideal para as mais diversas preparações, o mixer 3 em 1 da Gradiente proporciona potência de 600W, três velocidades e função turbo. Além disso, ele conta com copo mediador, haste mixer em inox, haste tipo fouet e um triturador com recipiente de acrílico.
Com potência de 4W, o mixer portátil da WD garante fácil limpeza e longa duração. O produto é recarregável e uma ótima opção para sucos, drinks, ovos e batidas.
O miniprocessador é um aparelho prático e eficiente com design compacto. Ele oferece potência de 100W, capacidade de 350ml e trava de segurança e base antiderrapante. Para garantir um preparo uniforme, é uma ferramenta versátil para o dia a dia na cozinha.
O multiprocessador da Britânia possui 900W de potência e é 3 em 1: processador, liquidificador e espremedor de frutas. Além disso, acompanha acessórios como lâmina picadora, espremedor, um copo de liquidificador e um disco ralador. Com design vertical, ocupa menos espaço na cozinha.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a AnaMaria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade