Panelas antiaderentes: manutenção e modo de utilizar
As panelas antiaderentes são perfeitas para uma cozinha sem estresse. Saiba como escolher e cuidar delas para uma melhor durabilidade e desempenho
Camila Iannicelli Publicado em 13/08/2024, às 17h30
As panelas são itens indispensáveis na cozinha. Porém, cada modelo exige um cuidado diferente. As antiaderentes, por exemplo, são feitas com politetrafluoretileno, popularmente conhecido como teflon. A manutenção, portanto, vai desde a primeira lavagem até as limpezas após cada uso. Aqui estão algumas dicas para preservar e prolongar a vida útil das panelas antiaderentes:
Uma das grandes características da panela antiaderente é evitar o acúmulo de sujeira, bem como a capacidade de realizar preparos sem a necessidade de óleos, pois o alimento não gruda. Porém, para obter esses resultados é preciso redobrar a atenção nos processos de higiene do utensílio.
O primeiro passo é conhecido como “cura”. Nele, lava-se a panela antiaderente com uma esponja macia e detergente neutro. Em seguida, enxague o aparelho com um pano seco e unte a parte interna da panela com óleo, levando ao fogo baixo por até dois minutos. Essa etapa deve ser repetida por duas vezes, de modo a manter a proteção do produto.
É recomendado realizar a limpeza das panelas à mão, embora muitas possam ser inseridas na máquina de lavar louça. Isso porque o calor e a pressão da máquina podem danificar o revestimento antiaderente da panela.
Aqui, vale destacar que a esponja deve ser macia e nunca de aço ou metal, pois eles podem alterar a qualidade do teflon e danificar o revestimento. Opte por utensílios de silicone, nylon ou madeira para manusear os alimentos.
Além disso, evite expor a panela a choques térmicos extremos, como colocá-las diretamente na água fria enquanto ainda estão quentes. Esse processo pode retirar a aderência e causar deformações no material.
A parte externa também merece atenção e, para prevenir manchas, atente-se para que a gordura dos alimentos não escorra para fora e mantenha o fogo na temperatura correta, pois, quando uma panela antiaderente é superaquecida, o revestimento pode soltar ou queimar, afetando a sua qualidade.
Agora que você conhece as principais dicas para manter a durabilidade das panelas antiaderentes, confira alguns modelos disponíveis no Mercado Livre:
A frigideira antiaderente da Manubelita apresenta revestimento em cerâmica, tamanho grande e é multiuoso, podendo contribuir para a preparação de diversas receitas.
O jogo de panelas com nove peças possui 5 camadas de revestimento antiaderente e espessura de 1,2 mm. Além disso, os pegadores são antitérmicos, as tampas de vidro possuem saída a vapor e os acessórios incluídos são feitos de nylon, melhorando a durabilidade do antiaderente.
A linha Turim da Tramontina apresenta 12 peças, sendo oito delas em alumínio revestidos com selo antiaderente. Ele também oferece tampas de vidro temperado e borda de aço inox.
O conjunto com oito peças da D'Italia contém duas panelas, uma caçarola, uma frigideira, um fervedor e alguns utensílios para facilitar o preparo dos alimentos.
Os itens da Tramontina proporcionam corpo de alumínio com espessura para cozimento rápido e uniforme, revestimento interno e externo de antiaderente, limpeza prática e tampas de vidro temperado com borda de aço inox.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a AnaMaria pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade