AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / RITA LEE

Rita Lee e Roberto de Carvalho: história do amor de 47 anos surgiu pela música

Rita Lee e Roberto de Carvalho estavam juntos há quase 50 anos, e tiveram três filhos

Rita Lee morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos - Instagram/@ritalee_oficial
Rita Lee morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos - Instagram/@ritalee_oficial

O Brasil ficou devastado com a notícia de que Rita Lee faleceu nesta segunda-feira (8). A Rainha do Rock, que completou 75 anos em dezembro, lutou contra um câncer de pulmão por quase um ano antes de vir a óbito. A estrela passou 47 anos de sua vida em um relacionamento com o também músico Roberto de Carvalho. Na sequência, confira a trajetória do casal, que foi unido pela música:

AMOR À PRIMEIRA TECLA

Ney Matogrosso foi o cupido responsável por unir os dois. Após um show do astro em 1972 - onde Roberto era o guitarrista - Rita convidou a banda do cantor para um jantar. Em sua autobiografia, a cantora admite que estava de olho nele, desde que o viu tocando piano:  “O gato, além de lindo, cheiroso e excelente guitarrista, também se mostrava exímio pianista. Amor à primeira tecla. Humm”. 

Na noite do convite, os dois já ficaram juntos. Cerca de um ano depois do primeiro encontro, a artista ficou grávida de seu primeiro filho, Beto Lee. Enquanto estava esperando o primogênito, ela chegou a ser presa por porte de maconha pela Ditadura Militar, mas cumpriu o restante da pena em prisão domiciliar.

"PRODUÇÃO INDEPENDENTE"

Quando descobriu a gravidez de Beto, ela ligou para o amado e deu a notícia sem rodeios: “Ó, você vai ser pai. Não tem cobrança nenhuma, é produção independente, cara, só estou te avisando”

Apesar da cobrança nula, ele escolheu ficar. Assim, tiveram mais dois meninos - João e Antônio Lee - cada um com cerca de dois anos de diferença. 

Em entrevista recente, ela agradeceu por sua família: “Eu tive uma vida maravilhosa. Tive a sorte de ter nascido na família que eu nasci. Tive a sorte de ter encontrado o Roberto e de ter tido três filhos maravilhosos, e agora de ter dois netos. Isso é uma sorte louca”.

CARREIRA DE RITA LEE COM SEU AMOR

A artista ainda fazia parte da banda Tutti Frutti, e incluiu o parceiro no elenco. Após o lançamento de "Babilônia', seu terceiro álbum, os participantes resolveram desfazer o grupo.

Apesar do fim da banda, Rita continuou sendo acompanhada por Roberto na vida e na música. Com sua ajuda, emplacou os hits 'Lança Perfume', 'Nem Luxo, Nem Lixo', 'Banho de Espuma'.

Os álbuns 'Flagra', de 1982, 'Bombom', de 1983, 'Rita e Roberto', de 1985, 'Flerte Fatal', de 1987, 'Zona Zen', de 1988 e 'Rita Lee e Roberto de Carvalho', de 1990, foram trabalhos feitos através do amor de ambos pelas músicas.

Para escrever 'Mania de Você', a famosa confessou em seu segundo songbook que se inspirou no seu relacionamento com o musicista: “Foi em cinco minutos que a gente fez Mania de Você. A gente tinha acabado de transar, ele pegou o violão e eu o caderninho e começamos: ‘Meu bem, você me dá água na boca…'”.

O VÍCIO

Não é segredo que a vida de Lee foi rodeada de problemas envolvendo o uso exacerbado de drogas. Ela chegou a ser internada em uma clínica de reabilitação após beber na frente dos filhos, e teve diversas recaídas ao longo da carreira polêmica e turbulenta. O amado, então, a colocou na berlinda para que escolhesse entre o álcool e sua família.

Sua mudança não foi imediata: antes que tal virada de chave acontecesse, Rita se acidentou e ficou impossibilitada de cantar. Ela caiu em seu sítio, em terras paulistanas, e fraturou a mandíbula. Após passar por uma cirurgia de reconstrução do maxilar, Roberto se arrependeu de colocá-la contra a parede e a pediu para ela ser sua esposa.

CASAMENTO, ENFIM

Apesar de terem três filhos, os dois estabilizaram a relação matrimonial 20 anos após o início do relacionamento, em 1996. Rita esperou seu maxilar desinchar da cirurgia para que pudesse subir ao altar com o amado.

Em 2012, a artista apresentou pela última vez e decidir se aposentar dos palcos e da carreira agitada. O casal focou em aproveitar tempo juntos - e, claro, paparicando os netos. Ela já garantiu se dedicar a uma vida mais tranquila: “Agora, vivo a velhice que sempre sonhei: morar no mato cercada de plantas e bichos, na companhia de Roberto, meu namorado há quase 50 anos”.

CÂNCER E OS ÚLTIMOS DIAS

A roqueira descobriu o câncer aos 73 anos, em maio de 2021, quando passava por exames de rotina. Os médicos detectaram um tumor primário no pulmão esquerdo, e ela deu início aos tratamentos de imuno e radioterapia.

Em abril de 2022, Beto Lee celebrou a recuperação da mãe, afirmando que Rita Lee estava curada da doença. "A cura da minha mãe me emocionou pra c*ralho. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de ‘Jair’. That’s Rita", escreveu ele na época.

Antes disso, a cantora havia realizado uma cirurgia para retirar as mamas em 2012, devido ao histórico de câncer na família. O procedimento serviu como forma de prevenção.

Em 24 de fevereiro, a estrela deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein após ter tido perda de peso e de estar com a saúde mais frágil nos quarto dias anteriores, preocupando os fãs.