Tiago Abravanel revelou ao ‘Fantástico’ que Silvio Santos comprou um tabuleiro Ouija; descubra detalhes do objeto adquirido pelo apresentador
Em entrevista ao ‘Fantástico’, durante o programa especial em homenagem ao comunicador Silvio Santos, Tiago Abravanel compartilhou um fato curioso sobre seu avô. Segundo o ator, o icônico apresentador, que faleceu aos 93 anos no último sábado (17), fez uma aquisição inesperada online: um tabuleiro Ouija.
“Agora, mais para o fim, ele descobriu a internet. Ele estava na internet fazendo compras online… Ele comprava as coisas mais inusitadas. Tipo aquele tabuleiro que tem as letras, e aí você conversa com o copo, meio místico”, detalhou Tiago.
Os tabuleiros Ouija existem há mais de 100 anos e, ainda hoje, causam fascínio. Constituído por um tabuleiro de madeira com letras do alfabeto, números de 0 a 9 e as palavras ‘sim’, ‘não’ e ‘adeus’, o jogo promete comunicação com o mundo espiritual. Para funcionar, os corajosos participantes devem colocar as mãos na prancheta e pedir aos espíritos que respondam suas perguntas movendo a prancheta pelo tabuleiro.
Enquanto alguns consideram o tabuleiro Ouija apenas um jogo de salão inofensivo, outros acreditam firmemente em sua capacidade de se comunicar com os mortos. No entanto, a ciência oferece explicações diferentes para os movimentos misteriosos do tabuleiro.
A história do tabuleiro Ouija remonta às Irmãs Fox, médiuns populares no século XIX. Seu método envolvia dizer o alfabeto em voz alta e ouvir batidas em resposta, permitindo-lhes soletrar mensagens dos espíritos. Este método evoluiu e culminou na criação do tabuleiro Ouija em 1890, rapidamente tornando-se um sucesso. Entretanto, a popularidade inicial do tabuleiro declinou no início do século XX. O interesse pelo espiritualismo voltou após a Segunda Guerra Mundial — e continua nos dias de hoje.
A ciência sugere que os movimentos da prancheta podem ser explicados pelo efeito ideomotor — movimentos inconscientes provocados por pensamentos subconscientes. Isso significa que os participantes podem estar movendo a prancheta sem perceber.
Além do efeito ideomotor, nosso senso de agência — a capacidade subjetiva de controlar ações — pode ser manipulado durante uma sessão com o tabuleiro Ouija. Se as previsões não corresponderem ao resultado esperado, podemos atribuir o movimento a uma fonte externa. O contágio emocional também desempenha um papel significativo. Eventos emocionais podem influenciar testemunhas próximas, aumentando a probabilidade de acreditar que a prancheta está se movendo por conta própria.
Leia também:
Silvio Santos interrogava namorados das filhas; veja as perguntas
Colegas de trabalho: por que só tinha mulheres na plateia de Silvio Santos?
Quantos herdeiros tem Silvio Santos? Veja quem são as filhas do apresentador