Em todos os seus programas, Silvio Santos sempre preferiu colocar mulheres na plateia; apresentador chamava o público feminino de 'colegas de trabalho'
Silvio Santos, um dos ícones da televisão brasileira, transformou as noites de domingo com seu emblemático programa de auditório. O apresentador morreu aos 93 anos, no último sábado (17), mas deixou uma marca na cultura popular do país. Entre as muitas características do 'Programa Silvio Santos', uma das mais notáveis era a presença exclusiva de mulheres na plateia, chamadas de 'colegas de trabalho' pelo empresário.
Boletim médico informa qual foi a causa da morte de Silvio Santos
Silvio Santos frequentemente referia-se às mulheres que compunham a plateia de seu programa como suas 'colegas de trabalho'. Embora ele nunca tenha dado uma explicação sobre essa escolha, que se aplicava apenas ao seu programa — as outras atrações do SBT permitiam homens no auditório — funcionários da emissora ofereceram algumas justificativas.
De acordo com Gonçalo Roque, que trabalhou por mais de 50 anos com Silvio Santos como assistente de palco e era diretor de auditório, a decisão se baseava no comportamento do público. "Homens não aplaudem, são todos ciumentos. Mulheres têm um entusiasmo natural, são mais animadas", explicou Roque em entrevista ao site Na Telinha.
As mulheres contribuíam para um ambiente mais vibrante com aplausos e gritos, enquanto os homens eram menos expressivos.
Além disso, Silvio Santos notou que a presença masculina inibia a participação feminina. Sem a companhia de homens, as 'colegas de trabalho' mostravam-se mais animadas e interagiam de forma mais efusiva com os quadros do programa. Ou seja, elas sentiam-se mais confortáveis e envolvidas.
Essa relação simbiótica entre Silvio Santos e sua plateia feminina era uma das marcas registradas do apresentador. Ele fazia questão de integrar o público ativamente à atração, seja interagindo diretamente nos quadros ou lançando os famosos aviõezinhos de dinheiro à plateia.
Quantos herdeiros tem Silvio Santos? Veja quem são as filhas do apresentador
O falecimento de Silvio Santos deixa um vazio na televisão brasileira. Sua capacidade única de engajar e entreter uma audiência diversificada transformou o 'Programa Silvio Santos' em um verdadeiro fenômeno cultural. Seu legado continuará vivo nas memórias dos telespectadores e nas histórias contadas sobre suas noites inesquecíveis na TV.
Em um mundo onde a interação com o público é cada vez mais valorizada, Silvio Santos permanece como um exemplo pioneiro dessa prática. Sua habilidade em criar um ambiente acolhedor e animado fez dele uma figura insubstituível na história da televisão brasileira.
Leia mais:
Apresentador Silvio Santos morre aos 93 anos, em São Paulo
De 'Porta da Esperança' a 'Show do Milhão': relembre os programas de Silvio Santos