AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / CASO RARO

Segredo da longevidade? Idosa de 107 anos tem chifre na testa

Chen, uma idosa chinesa de 107 anos, viralizou em uma rede social por causa de um chifre na testa de 10 cm; entenda o caso

Da redação Publicado em 01/11/2024, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Idosa viraliza nas redes sociais por causa de chifre na testa - Reprodução
Idosa viraliza nas redes sociais por causa de chifre na testa - Reprodução

Uma idosa chinesa de 107 anos chamou a atenção das redes sociais ao ser fotografada com uma proeminente protuberância semelhante a um "chifre" na testa. Chen, como é conhecida, tornou-se uma figura notável na plataforma Douyin, rede social similar ao TikTok, após um vídeo que exibia seu peculiar "chifre", medindo cerca de 10 centímetros.

Internautas têm apontado que este seria o segredo para viver tanto, chamando-o de 'chifre da longevidade'. Isso porque, apesar do crescimento do chifre na testa ao longo dos anos, Chen não teve impactos negativos em sua saúde.

Qual a explicação para o chifre na testa?

De acordo com médicos, a formação de um chifre cutâneo é, geralmente, resultado de prolongada exposição solar. Apesar de tipicamente inofensivos, especialistas recomendam acompanhamento médico devido ao risco de malignidade.

Chifres cutâneos são considerados raros e podem surgir em diferentes partes do corpo, incluindo rosto, orelhas e mãos. Compostos de queratina, a mesma substância das unhas humanas, esses chifres variam em tamanho, embora normalmente não ultrapassem alguns milímetros. No entanto, alguns casos excepcionais podem atingir dimensões mais significativas.

Relatos semelhantes surgiram anteriormente na China, como o caso da idosa Zhang Ruifang, que apresentou dois "chifres" na testa. Segundo relatos de seus filhos, já falecida, Zhang optou por não remover as protuberâncias durante sua vida.

Chinesa desenvolveu dois chifres na testa
Chinesa desenvolveu dois chifres na testa - Unsplash

Cuidados com o sol

Não é de hoje que médicos recomendam cuidados com o sol, justamente para evitar problemas na pele. Confira quais são as orientações dermatológicas:

  • Proteção solar: aplique o protetor solar, no mínimo, 30 minutos antes de se expor ao sol. Vale reaplicar a cada duas horas, ou após entrar na água ou suar. Evite bronzeadores, ainda que tenha FPS;
  • Roupas e acessórios: use chapéus, óculos escuros e roupas com proteção solar;
  • Horários: não se exponha ao sol entre 10h e 16h. Este é o horário em que os raios ultravioleta são mais intensos;
  • Hidratação: hidrate a pele e beba água diariamente;
  • Alimentação: consuma alimentos com carotenóides, ou seja, cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba.

Leia mais:

Bastão, líquido, em pó: quais os melhores tipos de protetor solar?

Por que é importante usar protetor solar diariamente?

Exagerou na exposição ao sol? Como tratar e amenizar as queimaduras solares