A OpenAI anunciou a chegada do ChatGPT Search para assinantes dos planos Plus e Team já a partir desta quinta-feira (31)
Publicado em 31/10/2024, às 17h20
A OpenAI, criadora do ChatGPT, deu um novo passo no mundo da inteligência artificial: a disponibilização do ChatGPT Search, já nesta quinta-feira (31). A ferramenta atua como um buscador, assim como o Google, mas integra os recursos de busca à interface do já popular chatbox.
De acordo com a empresa, é possível obter respostas rápidas e precisas com links direcionando para outros sites. Antes, era necessário abrir outra guia (no caso da web) ou outro aplicativo (no caso de dispositivos móveis) e ir até um mecanismo de busca.
Para acessar a nova função e fazer pesquisas adicionais com o ChatGPT Search, basta clicar no ícone de pesquisa na web. Segundo a empresa, a ferramenta terá uma abordagem mais natural, como um bate-papo, assim como acontece nas interações com a Inteligência Artifical da OpenAI.
“Agora, o chat pode levar você a uma resposta melhor: faça uma pergunta de uma forma mais natural e coloquial, e o ChatGPT pode escolher responder com informações da web. Vá mais fundo com perguntas de acompanhamento, e o ChatGPT considerará o contexto completo do seu chat para obter uma resposta melhor para você”, anunciou o comunicado da empresa.
Embora seja um concorrente, o ChatGPT Search vai funcionar aproveitando provedores de busca de terceiros, como o Bing, da Microsoft. Neste caso, vale lembrar que a multinacional fundada por Bill Gates e Paul Allen é dona de 49% da OpenAI, onde já investiu mais de 13 bilhões de dólares.
A nova funcionalidade está disponível no site do ChatGPT e nos aplicativos para desktop e dispositivos móveis. Os assinantes dos planos Plus e Team terão acesso já nesta quinta-feira (31), assim como quem está na lista de espera. Nas próximas semanas, planos Enterprise e Edu também poderão utilizar a ferramenta, enquanto a novidade chega para os usuários Free somente nos próximos meses.
No ChatGPT Search, as respostas serão mostradas com os resultados da web, enquanto as fontes serão listadas em uma barra lateral. A experiência promete ser ainda mais intuitiva e personalizada. Será que a combinação entre a linguagem natural do ChatGPT e a busca representa uma ameaça ao domínio do Google?