Luana Cavalcante foi a primeira mãe a representar o Brasil no concurso, mas não avançou para o TOP 30 no Miss Universo 2024 — saiba mais
O Miss Universo 2024 reuniu as mais belas e talentosas representantes de mais de 120 países em uma noite repleta de glamour, realizada no último sábado (16) na Arena CDMX, na Cidade do México. A edição deste ano trouxe novidades significativas, incluindo a participação de mães e mulheres casadas, e até mesmo uma candidata com vitiligo, sinalizando um esforço para tornar o concurso mais inclusivo e representativo. A pernambucana Luana Cavalcante, de 25 anos, foi a representante do país na competição.
No entanto, para o Brasil, que não conquista um título desde 1968, quando Martha Vasconcellos venceu, o resultado não foi como o esperado. Luana Cavalcante aspirou se tornar a primeira mãe a vencer o título. Com uma trajetória inspiradora e cheia de desafios, Luana entrou na competição trazendo a esperança de uma nova era para as misses brasileiras.
Mesmo com todo o brilho e preparo de Luana Cavalcante, o Brasil não conseguiu avançar além da primeira fase da competição e não alcançou o TOP 30. Esse resultado surpreendeu e frustrou muitos fãs do concurso, que esperavam um desempenho mais expressivo da brasileira. Outros países tradicionais, como a Colômbia, também ficaram fora das etapas seguintes, causando ainda mais surpresa.
Ver essa foto no Instagram
A competição seguiu com representantes como França, Índia, Sérvia e outros países que conquistaram um lugar no cobiçado TOP 30. A partir daí, a disputa foi afunilando, com desfiles de traje de banho, vestidos de gala e as tradicionais rodadas de perguntas aos jurados, até a formação do TOP 5 final, composto por candidatas da Nigéria, México, Dinamarca, Tailândia e Venezuela.
Natural do Recife, Luana Cavalcante começou sua carreira de modelo aos 13 anos, quando venceu o Miss Pernambuco Juvenil, e desde então trabalhou com marcas renomadas no Brasil e no exterior. Hoje, aos 25 anos, Luana vive na Itália com o marido, um empresário, e o filho de 6 anos, Pedro.
A trajetória de Luana nos concursos de beleza teve uma pausa importante: aos 19 anos, ela descobriu que estava grávida duas semanas antes de sua estreia em uma grande competição de miss. As regras da época não permitiam a participação de mães, o que a fez adiar seu sonho. Mas as mudanças de 2023 no regulamento do Miss Universo trouxeram uma nova chance para ela e outras mulheres que não se encaixavam nas antigas exigências.
Além de modelo, Luana é atriz. Em 2022, estreou no cinema no filme Batalha de Saipan e, em 2023, integrou o elenco da produção brasileira Filhos de Mangue. Essa multifacetada carreira só aumentou sua visibilidade e admiração por parte do público.
Mesmo sem uma transmissão oficial no Brasil, o Miss Universo 2024 foi acompanhado de perto nas redes sociais. A eliminação de Luana antes do TOP 30 gerou uma enxurrada de comentários no X, antigo Twitter. Os fãs questionaram as escolhas dos jurados, com mensagens como “Roubaram a miss Brasil, gente!” e “O Brasil não entrou nem no TOP 30, isso é vergonhoso”.
O resultado final coroou Victoria Kjaer, de 21 anos, representante da Dinamarca, como a grande vencedora do Miss Universo 2024. Ela encantou a todos com sua presença e respostas impecáveis na etapa das perguntas, superando a Miss Nigéria, que ficou em segundo lugar.
Mesmo sem o título, Luana Cavalcante deixa um legado de coragem e quebra de barreiras, sendo a primeira mãe a representar o Brasil no Miss Universo.
Leia também:
Conheça Glelany Cavalcante, primeira brasileira a vencer o Miss Universo Itália
Aos 60 anos, mulher ganha Miss Universo Buenos Aires; Veja os truques de beleza dela
Miss Universo terá primeira candidata com vitiligo: saiba mais sobre a condição