Temporada 2024/2025 do selo internacional Bandeira Azul premiou 38 praias brasileiras, com destaque para Santa Catarina e Rio de Janeiro
Publicado em 11/10/2024, às 15h45
O Brasil chegou a 38 praias com selo internacional Bandeira Azul para a temporada 2024/2025. A certificação é concedida anualmente pela Foundation for Environmental Education (FEE). A cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul ocorre no próximo dia 1º de novembro, em Salvador (BA).
O programa avalia e reconhece locais que seguem rígidos critérios de qualidade da água, gestão ambiental, segurança e outros quesitos.As praias premiadas estão distribuídas em cinco estados, com destaque para Santa Catarina, que lidera com 25 praias certificadas, e o Rio de Janeiro, com 12.
Bahia (3), Alagoas, Ceará e São Paulo, com uma praia cada, completam a lista. Além do Brasil, outros destinos da América do Sul também estão na lista da Bandeira Azul. São eles: Colômbia (8 praias), Chile (3 praias) e Argentina (2 praias).
O programa Bandeira Azul foi criado em 1985 pela Foundation for Environmental Education (FEE), na França. O programa se estendeu por toda a Europa dois anos depois. Em 2001, chegou aos países de fora do Velho Continente. em países não europeus desde 2001.
No Brasil, a premiação é representada pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005. Em território nacional, a temporada da Bandeira Azul é diferenciada de acordo com a região onde se localizam as praias. De maneira geral, a temporada segue o seguinte calendário:
• Praias do Sul e Sudeste – Temporada de dezembro a março
• Praias do Nordeste e Norte – Temporada anual
• Praias fluviais da Região Norte – Temporada seca: junho a setembro
• Praias fluviais da Região Centro – A ser definida
As exceções são as praias com particularidades a serem estudadas caso a caso. Durante essas temporadas, a Bandeira Azul é hasteada diariamente nas praias premiadas.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, celebrou o reconhecimento internacional: "Cada vez mais o turista internacional opta por conhecer destinos que geram impacto positivo na natureza e nas comunidades que visita. E nós queremos atrair cada vez mais turistas com esse perfil, que vai contribuir na construção de um Brasil mais sustentável, gerando emprego em empreendimentos que preservam e regeneram a natureza e valorizam a cultura local”.
Alagoas:
Bahia:
Ceará:
Rio de Janeiro:
Santa Catarina:
São Paulo: