AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / HÁ 23 ANOS!

11 de setembro: as teorias da conspiração sobre o ataque às Torres Gêmeas — e as versões oficiais

Mais de duas décadas depois do atentado que mudou o mundo, teorias da conspiração sobre o 11 de setembro ainda circulam e convencem muita gente

Guilherme Giagio
por Guilherme Giagio

Publicado em 11/09/2024, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do segundo avião a caminho da Torre Sul do World Trade Center, - Foto: Seth McCallister/AFP
Registro do segundo avião a caminho da Torre Sul do World Trade Center, - Foto: Seth McCallister/AFP

11 de setembro de 2001, Nova Iorque. Neste dia, ocorreu o maior ataque terrorista da história, que completa 23 anos nesta quarta-feira. O atentado contra as Torres Gêmeas deixou 2.977 mortos, dezenas de milhares feridos e uma cicatriz incurável nos Estados Unidos.

Passadas mais de duas décadas, é possível afirmar que a colisão das duas aeronaves controladas por extremistas islâmicos contra World Trade Center mudou o planeta. Novos protocolos de segurança na aviação, a Guerra ao Terror, com a invasão e ocupação do Afeganistão por parte dos EUA e muito mais.

E, nessa categoria, entram as famosas teorias da conspiração. Afinal, se existe um assunto que é tomado por teorias da conspiração, é o 11 de setembro. No mesmo dia do ataque terrorista, a Al-Qaeda, chefiada por Osama Bin Laden, assumiu a autoria. Mas isso não foi suficiente para freá-las. 

O que aconteceu no 11 de setembro?

Às 08h46 do horário local, o Boeing 767 da American Airlines atingiu a Torre Norte do World Trade Center. Até esse momento, a dúvida ainda pairava no ar. Seria um acidente? Realmente foi um avião? Ou será que foi uma bomba?

teorias da conspiração sobre o 11 de setembro versão oficial
Olhares atentos da cidade para as Torres Gêmeas. Foto: Henny Ray Abrams/AFP

A dúvida era válida. Afinal, naquela época as informações não circulavam tão rápido quanto hoje, com o auxílio da internet. Tampouco eram comuns celulares com câmeras de vídeo. Poucas pessoas viram a cena ao vivo, e, até hoje, há apenas um registro em vídeo do momento da colisão, filmado pelo francês Jules Naudet, que gravava um documentário sobre o corpo de bombeiros da cidade.

Porém, aparentemente, as dúvidas sobre o que de fato teria acontecido acabaram 17 minutos após a primeira colisão, quando o segundo Boeing atingiu a Torre Sul. Àquela altura, os olhares e câmeras já estavam virados para o WTC, flagrando o impacto. E aquilo seria demais para uma mera coincidência.

As teorias da conspiração do 11 de setembro

Só que nem mesmo as testemunhas oculares, registros em vídeo, confissão dos terroristas ou as investigações das autoridades estadunidenses — ou de diversos outros especialistas no assunto, convenceram a todos.

Algumas (ou muitas) pessoas seguem acreditando em teorias da conspiração sobre o 11 de setembro. A seguir, AnaMarialista as mais conhecidas. 

1. 11 de setembro foi orquestrado pelos próprios EUA?

  • Teoria: uma das teorias mais conhecidas sugere que o ataque foi planejado pelo próprio governo dos Estados Unidos para justificar a invasão do Afeganistão e a Guerra ao Terror, além de ampliar o controle sobre o petróleo no Oriente Médio.
  • Versão oficial: investigações conduzidas pelas autoridades estadunidenses, como a Comissão do 11 de Setembro, comprovaram que o ataque foi realizado pela Al-Qaeda, com base em extensas evidências e testemunhos de envolvidos no planejamento.

2. Explosões controladas derrubaram as Torres Gêmeas

  • Teoria: algumas pessoas afirmam que as torres não caíram devido ao impacto dos aviões, mas sim por explosões controladas previamente instaladas nos edifícios. Argumentam que a maneira como os prédios desabaram se assemelha a demolições planejadas.
  • Versão oficial: estudos feitos pela National Institute of Standards and Technology (NIST) concluíram que o calor extremo dos incêndios enfraqueceu a estrutura de aço, levando ao colapso dos prédios. Não foram encontradas evidências de explosivos.
teorias da conspiração sobre o 11 de setembro ataque terrorista
Imagens da polícia de Nova Iorque mostra a cidade entre fumaça e escombros após a queda das Torres Gêmeas. - Foto: Greg Semendinger/NYPD

3. O Pentágono não foi atingido por um avião

  • Teoria: críticos afirmam que o buraco no prédio do Pentágono era pequeno demais para ter sido causado por um Boeing 757, sugerindo que um míssil foi responsável pela explosão.
  • Versão oficial: testemunhas oculares, gravações de câmeras de segurança e restos do avião encontrados no local confirmam que o voo 77 da American Airlines colidiu com o Pentágono, conforme documentado nos relatórios oficiais.

4. Avião do voo 93 foi derrubado pelos EUA

  • Teoria: alguns acreditam que o voo 93, que caiu em Shanksville, Pensilvânia, foi abatido por um míssil de militares dos EUA, e não caiu devido à intervenção dos próprios passageiros para evitar que o avião atingisse outro alvo.
  • Versão oficial: a investigação oficial, com fotografias e gravador de voz da cabine do piloto, revelou que os passageiros do voo 93 enfrentaram os sequestradores, resultando na queda do avião. Não há evidências que sustentem a hipótese de que a aeronave foi abatida por forças militares, que negam ter dado ordens de derrubada do avião comercial

5. O ataque foi planejado para beneficiar corporações

  • Teoria: outra linha de conspiração sugere que o ataque foi coordenado para favorecer a indústria bélica e outras corporações que lucraram com os conflitos subsequentes.
  • Versão oficial: não há provas que sustentem a ideia de um conluio entre o governo e empresas. O atentado foi resultado de uma ação planejada pela Al-Qaeda com motivação ideológica.

Leia também