Viih Tube, Tatá Werneck e Cláudia Raia fizeram a divulgação, mas é necessário para solicitar o salário-maternidade do INSS?
Publicado em 26/04/2024, às 13h40
Uma nova onda de publicidade tomou conta da internet na últimas semanas e chamou a atenção dos seguidores de algumas celebridades, como Viih Tube, Tatá Werneck e Cláudia Raia. As três divulgaram em suas respectivas redes sociais os serviços da Serra Ribeiro, que seria conhecida como uma "assessoria de salário-maternidade."
O salário-maternidade é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) às gestantes e mães de crianças de até 5 anos que se afastam de suas atividades profissionais após o nascimento ou adoção do filho. Segundo a página oficial da empresa, ela seria responsável por assegurar o direito, reunir os documentos necessários e fazer a inscrição no site do governo.
Fique por dentro! O que você precisa declarar no Imposto de Renda de 2024?
Para isso, é cobrado uma taxa de 30% em cima do próprio benefício recebido. A repercussão das divulgações foi negativa, uma vez que a solicitação pode ser feita pela própria beneficiária de forma gratuita e online. O INSS ainda esclarece que também não há necessidade de comparecer a uma agência, a menos que seja feito o requerimento de algum tipo de comprovação.
Apesar de não ser ilegal, empresas privadas como essa cobram por um serviço sem custo. O instituto fez alertas contra o golpe em comunicados e nas redes sociais e, procurado pelo F5, afirmou que já acionou a Procuradoria Federal Especializada. Os famosos que participaram da campanha também se encontram no pedido.
ALERTA DE GOLPE | Sabia que é possível solicitar o salário maternidade sem custo algum e direto no INSS? A Previdência Social, inclusive, alertou para desconfiar de sites e redes sociais que oferecem facilidades para conseguir o benefício. pic.twitter.com/yu7oXnRtgs
— Empresa Brasil de Comunicação (@ebcnarede) April 16, 2024
Prova de vida? Fernanda Montenegro entra na Justiça para receber aposentadoria atrasada!
A solicitação do salário-maternidade pode ser feito através do site ou aplicativo do INSS. Para iniciar a ação, basta seguir as seguintes orientações:
Feito o passo a passo acima, o pedido será analisado pelo INSS. O processo pode ser analisado pelo aplicativo ou pelo telefone 135. Vale lembrar que o valor é calculado de forma individual e baseado nas condições de emprego da solicitante.
Chega! Aprenda como não cair nas fraude em compra pela internet!