A declaração feita pela atriz Cristina Pereira, de 75 anos, aconteceu durante o Festival de Cinema de Gramado no último domingo (11) - confira o relato
Publicado em 13/08/2024, às 10h40
A atriz Cristina Pereira, atualmente com 75 anos, revelou que foi vítima de estupro quando tinha 12 anos. A declaração foi feita durante um debate no Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu no último domingo (11).
Após mais de 60 anos de silêncio, a atriz Cristina Pereira trouxe à tona o episódio ao comentar sobre uma cena do filme 'O Clube das Mulheres de Negócio', dirigido Anna Muylaert, no qual ela interpreta a avó de Candinho (Rafa Vitti), uma vítima de abuso sexual. No longa, o menino decide desabafar com a familiar, mas ela minimiza a gravidade da situação.
“É a primeira vez que falo publicamente isso. Aconteceu isso comigo. Tá acontecendo agora com uma porção de meninas”, disse, em entrevista à Flavia Guerra, colunista do Splash. “Eu era uma menina de 12 anos, entrando na puberdade, eu nem tinha ficado menstruada. Eu não sabia nada sobre sexo, eu não sabia o que aquele homem tinha feito comigo. É uma coisa horrível”.
Abuso dentro de casa: o que aconteceu com Ingrid de 'Casamento às Cegas 4'?
A atriz explicou que o crime ocorreu em 1961, em uma época em que não se discutia educação sexual de forma aberta, como hoje. "Eu nunca falei sobre esse assunto enquanto minha mãe era viva. Era um tema muito dramático e traumatizante para ela. Foi um segredo que ela guardou sozinha. Ela não tinha com quem falar", revelou Cristina, emocionada.
Pereira ainda acrescentou: "Eu era uma menina de classe média, minha mãe trabalhava. Meu pai nunca soube, pois minha mãe não quis que ele soubesse. Eu nunca conversei nem com a minha irmã durante muitos anos."
24% das jovens sofrerão violência em relacionamentos; saiba impactos e sinais de abuso
Apesar de demonstrar empatia pela sua mãe, a atriz Cristina Pereira, que está no ar em 'Família É Tudo', também criticou a falta de preocupação dos adultos ao seu redor na época: "Ninguém veio me perguntar o que aconteceu. Uma criança não chega atrasada na escola sem motivo. Qualquer adulto poderia perceber se uma criança sofreu violência, mas as pessoas fingem que não veem."
A revelação da atriz Cristina Pereira lança luz sobre questões sensíveis e importantes relacionadas à violência sexual e ao silêncio imposto às vítimas. Saiba como denunciar abuso infantil e a exploração sexual de crianças:
Disque 100
O Disque 100 é o canal de denúncias oficial do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que pode receber denúncias anônimas de qualquer tipo de violação de direitos, incluindo situações que envolva crianças e adolescentes.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do Brasil, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Você pode fazer a denúncia de forma anônima.
Órgãos policiais
Qualquer delegacia pode registrar uma denúncia de abuso infantil. Além dos telefones, como o 190 da Polícia Militar, e o 197 da Polícia Civil, as denúncias também podem ser feitas nas Delegacias de Defesa das Mulheres (DDM) e em Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), que são preparadas para lidar com esse tipo de situação.
Conselho Tutelar
As denúncias no Conselho Tutelar podem ser feitas por telefone ou presencialmente na sede de cada conselho mais próximo, existente em todo o país. As denúncias são apuradas e, quando confirmadas, encaminhadas ao Ministério Público.
Leia também:
Agosto Lilás: conheça a história de Maria da Penha
10 tipos de relacionamentos tóxicos que talvez você não conheça