À AnaMaria, Dr. Marcelo Pinho contou os motivos por trás dos infarto de mulheres jovens
Publicado em 16/08/2023, às 08h00
Uma mulher viralizou recentemente ao comer uma marmita enquanto estava na garupa de uma moto em alta velocidade. Que a vida é corrida, é um fato: mas você sabia que o excesso de estresse pode levar ao infarto fatal? No Brasil, mulheres jovens são o grupo mais propenso a sofrer ataques no coração. Na sequência, veja os motivos e saiba como se prevenir!
BRASIL: Uma mulher foi flagrada no trânsito comendo uma marmita na garupa de uma moto em movimento e o vídeo viralizou nas redes sociais. pic.twitter.com/ckeANrriId
— Closer Brasil (@BrasilCloser) August 8, 2023
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres chegam a trabalhar até 8 horas a mais do que homens. Nos últimos 30 anos, mulheres de 15 a 49 anos se tornaram um dos principais perfis de vítimas fatais de infarto no país, conforme revelam dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
O cardiologista Marcelo Pinho, da rede AmorSaúde, conversou com AnaMaria Digital sobre os fatores ligados aos infartos no grupo feminino. “Temos testemunhado um número cada vez maior de casos de infartos em mulheres jovens devido, principalmente, à negligência ao autocuidado por falta de tempo para a realização de exames periódicos, aferição de pressão arterial e visita ao profissional de Cardiologia por, pelo menos, uma vez ao ano", ele explica.
O profissional da saúde também destaca que a má-alimentação, cheia de ultraprocessados pobres em nutrientes essenciais, contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O médico acrescenta: "Soma-se a isso os fatores relacionados ao estresse, como sedentarismo, tabagismo, má alimentação, álcool em excesso e obesidade.”
Pinho adianta que check-ups são obrigatórios, e lista alguns pontos para diminuir o risco de infartos em mulheres: