AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Como saber se tenho problema cardíaco? 5 sintomas de que seu coração não está bem

Médico cardiologista aponta sinais de que você pode sofrer com algum problema cardíaco, como cardiomiopatia, insuficiência ou arritmia

Doenças do coração são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. - Jcomp/Freepik
Doenças do coração são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. - Jcomp/Freepik

O coração, responsável por bombear sangue e nutrientes para todas as partes do corpo, é o ponto central do sistema circulatório. O órgão, vital para a sobrevivência humana, está diretamente atrelado à saúde - ou à falta dela, em alguns casos. Mas como saber se tenho problema cardíaco?

Se você convive com problemas espalhados pelo corpo, muito cuidado: estes podem ser sintomas de que seu coração não está bem. E a condição ruim do órgão pode desencadear uma série de outras condições, como infarto, insuficiência cardíaca, arritmia e outras.

De acordo com o médico cardiologista Roberto Yano, o check-up de saúde é fundamental para prevenir problemas cardíacos. O especialista acrescenta que uma doença cardiovascular dá diversos sinais antes de chegar à pior fase: "É importante estar atento aos sinais do seu corpo".

Check-up: qual a importância dos exames de rotina?

Sinais de alerta para problema cardíaco

O especialista reforça que o diagnóstico precoce aumenta as chances de êxito do paciente. Porém, muitas vezes o paciente não relaciona com o coração: "Se forem observados e levados a um especialista, podem facilitar e acelerar o diagnóstico e o tratamento, salvando a vida do paciente”.

Mas como identificar esses sinais? É o que Yano também explica à AnaMaria:

  • Dor no peito:
    É um dos sintomas mais comuns de problema no coração. Por outro lado, tem sido cada vez mais desconsiderado e encarado como algo normal - errôneamente, como aponta o cardiologista. Isso porque a dor no peito pode indicar emergências médicas que requer atendimento imediato

    Condições como angina, infarto do miocárdio e doenças das artérias coronárias podem causar essa dor: "Sempre que houver esse problema é importante procurar um médico pois ela pode indicar não só problemas no coração, mas em diversas outras áreas”, explica.

  • Cansaço e falta de ar
    Podem significar que seu coração está comprometido, com dificuldade em bombear sangue de forma eficiente. Além disso, os problemas podem estar ligados a insuficiência cardíaca, cardiomiopatia e doença arterial coronariana.

    “Se você se cansa muito facilmente e fica com falta de ar, tanto ao praticar esportes ou exercícios físicos, mas também em atividades rotineiras que antes fazia normalmente, isso pode indicar uma insuficiência cardíaca, por exemplo”, esclarece Roberto.

  • Inchaço nas pernas:
    O inchaço nas pernas está ligado à diversos problemas de saúde, como obesidade, problemas nas veias das pernas, nos rins ou doença no fígado. Ao mesmo tempo, também pode ser um sinal de insuficiência cardíaca. 

    Isso ocorre quando o coração não bombeia sangue de maneira eficiente, gerando acúmulo nas veias das pernas, o que causa retenção de líquidos e inchaço. Portanto, o edema é um sinal que pode indicar problemas no funcionamento cardíaco e deve ser avaliado por um médico.

    Pernas inchadas: por que sofremos com isso, como tratar?

  • Palpitação:
    A palpitação nada mais é que a percepção do próprio coração batendo. Porém, Yano explica que isso não é o normal: “Quando passamos a perceber os seus batimentos de forma acelerada ou descompassada, pode indicar uma arritmia cardíaca".

    Fibrilação atrial e problemas nas válvulas cardíacas são outros problemas.  Ainda segundo o cardiologista, em casos mais graves pode até memso levar à morte.

  • Tonturas:
    Se você sente tonturas com frequência, talvez seja a hora de procurar um médico. A sensação de pode ser gerada por problemas no bombeamento do sangue, geralmente causada pelo mau funcionamento do coração.

    O problema na circulação sanguínea reduz a quantidade de sangue que chega ao cérebro. Arritmias, insuficiência cardíaca e estenose aórtica são os possíveis causadores. Esse problema gera tonturas e até mesmo desmaios, como explica Roberto Yano.

Importância do check-up

De maneira geral, recomenda-se que o check-up médico seja feito de maneira anual. No caso de pessoas com predisposições, o número de idas ao médico pode aumentar. As consultas e exames facilitam a identificação de possíveis doenças ou alterações maléficas ainda em fase inicial.

O diagnóstico precoce é fundamental para maiores chances de cura e um tratamento efetivo das doenças identificadas previamente. No caso das doenças no coração, o cardiologista explica: "É  fundamental buscar assistência médica e realizar os exames necessários, lembre-se que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores as chances de recuperação total”.

Além disso, Yano revela outros cuidados que se fazem necessários, como alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, controle do estresse, entre outros.

Leia também

Como trocar doces por opções mais saudáveis?

Como funciona a transição de gênero? Entenda o processo de Maya Mazzafera