AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / É DIFÍCIL, MAS POSSÍVEL!

Como lidar com as férias escolares? 62% dos pais consideram o período estressante

Lidar com as férias escolares dos pequenos pode ser uma tarefa desafiadora para a maioria dos pais, mas possível de conciliar com dicas práticas

Pais e filhos precisam se adequar às férias escolares para evitar problemas. - Foto: Drazen Zigic/FreePik
Pais e filhos precisam se adequar às férias escolares para evitar problemas. - Foto: Drazen Zigic/FreePik

Julho chegou — e, com ele, o recesso escolar. Seus filhos, netos ou sobrinhos já estão fora da escola? É provável que estejam adorando o descanso e brincadeiras. Mas para os mais velhos a história é diferente: 62% dos pais consideram o período estressante. Então, como lidar com as férias escolares?

Para começar, é importante entender por que muitos pais se sentem assim. A principal razão é a dificuldade de equilibrar o trabalho e o cuidado com os filhos durante as férias. Outros números da pesquisa feita pelo International Workplace Group, detentora das marcas Regus & Spaces, evidenciam.

A maioria destaca os benefícios do modelo de trabalho flexível ou híbrido:

  • 56% dos pais enxergam os espaços de trabalho flexível como seu principal aliado durante as férias escolares, especialmente entre os pais mais jovens, de 25 a 34 anos (67%);
  • 52% valorizam passar mais tempo com amigos e familiares;
  • 47% economizam viajando em dias menos movimentados;
  • 30% aproveitam férias mais longas;
  • Mais da metade usa folgas anuais para cuidar dos filhos."
como lidar com as férias escolares trabalho híbrido remoto
Conciliar o cuidado com os filhos e as atividades profissionais pode ser desafiador, sobretudo durante as férias escolares. Foto: Freepik

De maneira geral, os pais apreciam a flexibilidade, a redução do estresse, a economia de tempo e apoio na supervisão de atividades dos filhos. Porém, nem todos os genitores têm essa chance. E a pergunta central volta: como lidar com as férias escolares dos filhos?

A psicóloga clínica Iara Barros analisa: "Encontrar uma solução para quem ficará responsável pelas crianças durante o período de férias pode ser complicado, especialmente se os pais não têm licença remunerada ou flexibilidade no trabalho".

Como aproveitar as férias escolares com as crianças sem gastar muito?

Para manter as crianças ocupadas nas férias escolares

Levando em consideração os possíveis impeditivos, a especialista sugere um planejamento antecipado, que pode aliviar essa tensão extra durante o recesso escolar. Também é importante envolver as crianças nas decisões, explicando e negociando a importância da rotina durante o período.

"Definir horários fixos para as refeições, atividades escolares, momentos de lazer e descanso, de modo que as crianças saibam o que esperar, pode ajudar na organização do dia a dia". Para Iara, o método ajuda a equilibrar o descanso das crianças com a manutenção de uma rotina saudável.

como lidar com as férias escolares rotina com os filhos
A psicóloga destaca a importância de incluir as crianças nas atividades. - Foto: Freepik

Ela ainda indica outras movimentações por parte dos pais, como dedicar tempo de qualidade aos filhos, ainda que curto. Os pais também podem delegar tarefas adequadas à idade das crianças: "Isso promove um ambiente familiar mais equilibrado e menos estressante".

24 dicas para curtir com as crianças na férias de julho

Atividades para as férias

Não é novidade que as crianças têm energia de sobra e amam brincar. No ambiente escolar, eles têm a oportunidade de dividir momentos com outros da mesma faixa etária. Mas como mantê-los entretidos durante o período afastado da escola?

Obviamente, o anseio pelas brincadeiras não seria diferente durante o mês de julho. Por isso, a função passa a ser ainda mais de responsabilidade dos pais. Até porque não são todos que têm acesso a outras crianças no condomínio, primos ou irmãos próximos ou acesso à rua e aos vizinhos.

como lidar com as férias escolares brincadeiras e atividades
Atividades ao ar livre e brincadeiras estimulantes são essenciais durante as férias escolares. Foto: Freepik

Segundo a psicóloga, manter as crianças ocupadas e estimuladas durante as férias escolares é essencial. Para isso, os pais podem proporcionar atividades ao ar livre, como passeios no parque e jogos esportivos, que ajudam na saúde física e na diversão dos pequenos.

Além das atividades ao ar livre, Iara sugere opções artísticas e educativas para estimular a criatividade e o raciocínio lógico. "Atividades artísticas e jogos educativos são ótimas opções", ela destaca "Envolver as crianças na cozinha, com lanches simples, também pode ser educativo e divertido", acrescenta

Outras atividades práticas para entretê-las:

  • Pescaria divertida;
  • Acerte o alvo;
  • Massinha de modelar;
  • Origami;

Clique aqui e veja 8 atividades para fazer com crianças nas férias escolares

Cuidado necessário

Enquanto cuidam das crianças, os pais também precisam lembrar de cuidar de si mesmos. É que, geralmente, ficam de olho nos sinais de que as crianças não estão felizes. Porém, o autocuidado não pode ser deixado de lado. É comum que os genitores apresentem alguns sintomas relacionados ao estresse e sobrecarga, sobretudo no período de férias escolares dos filhos.

Por isso, Iara destaca a importância do bem-estar pessoal, além de saber compartilhar responsabilidades e estabelecer limites claros. "Alguns sinais de estresse ou sobrecarga nos pais durante as férias podem incluir irritabilidade, cansaço extremo e falta de paciência", finaliza a psicóloga.