AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Depois da farra

6 cuidados para recuperar a saúde da sua pele após as festas

Consumo de álcool e uso excessivo de maquiagem prejudicam no período

Da Redação Publicado em 01/01/2019, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É comum nos depararmos com a pele ressecada, sem viço, brilho e saúde - Banco de Imagem/Getty Imaages
É comum nos depararmos com a pele ressecada, sem viço, brilho e saúde - Banco de Imagem/Getty Imaages

As festas de fim de ano são pura diversão. É hora de reunir os amigos e a família para beber e comer os pratos tradicionais da época, além de celebrar o ano que se passou e o ano que está por vir. 

No entanto, no período após essas festas, é comum nos depararmos com a pele ressecada, sem viço, brilho e saúde.

TEM MOTIVO
Além da maquiagem que utilizamos para as festas afetar a pele por si só, o álcool, geralmente ingerido em grandes quantidades durante essa época, não apenas piora a qualidade do tecido, como pode acelerar o processo de envelhecimento cutâneo.

 “O organismo precisa de água para metabolizar o álcool. Logo, se não houver água suficiente, ele busca nos tecidos periféricos material para realizar o seu trabalho”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

E esse é o grande problema, pois a perda d’água afeta a pele, diminuindo o viço e colaborando para o ressecamento e a descamação. Além disso, o álcool estimula a produção de radicais livres, que em contato com as células danificam a sua estrutura, causando envelhecimento precoce e flacidez

Mas é possível prevenir que a pele sofra após as festas, e até mesmo recuperar a saúde que o tecido tinha antes deste período através de alguns cuidados básicos. Confira as dicas!

1. TOME BASTANTE ÁGUA
E não apenas após beber, mas enquanto bebe também. Junto ao álcool, beba água ou água de coco, que possui açúcares, aminoácidos essenciais, fatores de crescimento celular e substâncias hidratantes que alimentam a pele e resgatam a água perdida, deixando-a com uma aparência melhor.

2 .TIRE A MAQUIAGEM ANTES DE DORMIR
Isso evita o acúmulo de oleosidade e resíduos, o que contribui para uma pele mais suave, viçosa e com uma aparência melhor. Se os pigmentos e resíduos da maquiagem não forem retirados da pele, dificultam o processo de renovação celular, bem como a absorção dos produtos de tratamento. 

Ou seja, um ingrediente ativo aplicado em uma pele com impurezas não irá penetrar e chegar ao alvo, dificultando o tratamento. Além disso, não remover a maquiagem favorece o aparecimento de cravos e espinhas, olheiras, o aumento da oleosidade e o envelhecimento precoce. 

Use um demaquilante, um sabonete de limpeza específico para o seu tipo de pele e um tônico para remover completamente a maquiagem de sua pele.

3. SE JOGUE NO HIDRATANTE
Após a limpeza da pele, utilizar cremes hidratantes com ação anti-inflamatória e antioxidante no rosto é uma ótima medida para a recuperação rápida do tecido. O ideal é usar produtos com ativos como vitamina C, vitamina E, resveratrol, picnogenol, luteína, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6. 

Se você tem pele oleosa, procure produtos oil control e que proporcionem efeito mate em forma de séruns, loções ou gel. Já se a pele for seca, opte por hidratantes nutritivos com ingredientes mais robustos, cheios de lipídios e com a capacidade de segurar a água na pele para ajudar a formar a membrana hidrolipídica. 

4. APOSTE NAS COMPRESSAS
Se a festa foi longa e no dia seguinte os olhos ficaram inchados, uma alternativa rápida e momentânea é aplicar compressas de chá de camomila gelado por dez minutos. Isto vai promover vasoconstrição, diminuição do inchaço e ação anti-inflamatória.

5. BORRIFE ÁGUA NO ROSTO
Pode ser a comum, a versão termal ou hidratante em spray, que são ótimas formas de ajudar a pele a se recuperar rapidamente, já que vão garantir hidratação para sua pele ao longo do dia. E o melhor é que você pode aplicá-los até mesmo por cima da maquiagem.

6. ALIMENTE-SE DIREITO
Consumir alimentos leves também é uma boa medida para diminuir os efeitos do álcool ingerido nas festas. E isso não só na pele, mas em todo organismo, pois alimentos de fácil digestão fazem com que o corpo elimine o álcool com maior rapidez. Além disso, uma alimentação saudável melhora a qualidade da pele.